Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Polo TSI empolga, mas traz um Cavalo de Tróia

Em avaliação pelo Guia do Carro, Volkswagen Polo TSI, equipado com motor 1.0 turbo e câmbio manual, já mostra suas virtudes e algo ruim

22 out 2022 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen Polo TSI
Volkswagen Polo TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Bastaram dois dias de convivência com o novo Volkswagen Polo TSI para termos uma certeza. O carro empolga quem gosta de um hatch compacto, prático, versátil e econômico. Mas traz um Cavalo de Troia em sua lista de equipamentos.

Todo mundo sabe, mas não custa lembrar a história do Cavalo de Troia, que tem a ver com entregar uma coisa que aparentemente é boa, mas que depois se mostra algo ruim.

Segundo o Wikipedia, a história é assim: “O Cavalo de Troia foi um grande cavalo de madeira construído pelos gregos durante a Guerra de Troia, como um estratagema decisivo para a conquista da cidade fortificada de Troia, cujas ruínas estão em terras hoje turcas. Tomado pelos troianos como um símbolo de sua vitória, foi carregado para dentro das muralhas, sem saberem que em seu interior se ocultava o inimigo”.

Novo Polo 2023 perde potência no turbo e tem preço menor

Bem, mas qual é o Cavalo de Troia do Polo TSI de R$ 92.990? É o painel de instrumentos digital de 8”. Ele simplesmente é incoerente com o belíssimo casamento entre o motor 1.0 TSI 170 e o câmbio manual de 5 marchas. O novo Polo TSI ficou tão bom que coloca o saudoso Up TSI no chinelo. O carro é ótimo de dirigir, entrega potência (116 cv) e torque (165 Nm) rapidamente e com suavidade, proporciona engates fáceis e tem a embreagem leve.

Volkswagen Polo TSI
Volkswagen Polo TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Mas, infelizmente, por excesso de poder do departamento de marketing sobre o departamento de engenharia, o Volkswagen Polo TSI não tem conta-giros! Como pode um carro com câmbio manual, custando quase R$ 93 mil, ser vendido sem conta-giros? Isso já é ruim numa marca como a Citroën (o novo C3 também não tem), mas a indústria francesa sempre surpreende pelo lado bom ou ruim, porém numa montadora alemã como a Volkswagen fica ainda mais difícil de aceitar.

A falta de um conta-giros – que, acredite, está disponível no Polo MPI, inferior, com seu clássico e ótimo painel de instrumentos analógico – é uma volta aos anos 80. O Volkswagen Polo TSI ficou tão bom que simplesmente não merece ficar sem um conta-giros. Ah, claro, o marketing brigou por isso e colocou um painel digital pobre para fazer o papel de Cavalo de Troia.

Já dirigimos o Volkswagen Polo 2023: é macio, estável e seguro

Tomara que a Volkswagen repense o caso para o Polo 2024. Em breve publicaremos a avaliação completa do Volkswagen Polo TSI e tudo indica que o carro vai receber muitos elogios. Enquanto isso, seguimos com um Polo empolgante e seu Cavalo de Troia.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade