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Novo Porsche 911 híbrido tem 541 cv e chega ao Brasil em 2025

Com novidades pontuais de design, novo Porsche 911 também está eletrificado; versão GTS vai de 0 a 100 km/h em 3,0 s e chega aos 312 km/h

28 mai 2024 - 14h00
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Novo Porsche 911 Carrera GTS
Novo Porsche 911 Carrera GTS
Foto: Porsche/Divulgação

Pela primeira vez na história, o Porsche 911 terá uma versão eletrificada. A montadora alemã revelou nesta terça-feira, 28, uma reestilização para o seu modelo mais icônico, que também ganhou uma inédita motorização híbrida na versão Carrera GTS. Mais potente e tecnológico, o novo Porsche 911 híbrido já teve o lançamento confirmado para o Brasil a partir de 2025.

Batizado de T-Hybrid, o sistema híbrido do novo Porsche 911 é formado por um motor elétrico integrado entre o compressor e o rotor da turbina, que acelera instantaneamente o turbocompressor. O motor elétrico no turbocompressor de gases de escape também funciona como gerador, gerando até 11 kW (15 cv) de potência elétrica. 

Novo sistema híbrido do Porsche 911
Novo sistema híbrido do Porsche 911
Foto: Porsche/Divulgação

Essa energia é extraída do fluxo de gases de escape. Isso permitiu que o motor 3.6 boxer utilizasse apenas um turbocompressor, ao contrário do modelo antigo, que era biturbo. O sistema de motorização também inclui um motor síncrono de ímã permanente integrado ao novo câmbio PDK automatizado de dupla embreagem e 8 marchas. 

Ele oferece 150 Nm de torque adicional e até 40 kW (54 cv) de potência extra. Ambos os motores elétricos são acoplados a uma bateria de 1,9 kWh e 400V. Sem assistência elétrica, o motor 3.6 boxer oferece 485 cv e 570 Nm. No total, a potência combinada é de 541 cv e 610 Nm. São exatos 61 cv a mais do que o antigo 911 Carrera GTS, com um aumento de apenas 50 kg no peso total.

Novo Porsche 911 Carrera GTS
Novo Porsche 911 Carrera GTS
Foto: Porsche/Divulgação

Com isso, o novo Porsche 911 Carrera GTS Coupé acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. Futuramente, a marca alemã também deve equipar as versões mais caras e radicais do esportivo com o sistema eletrificado. 

A versão de entrada Carrera também ganhou novidades. Junto com visual modificado, a versão agora traz um motor 3.0 boxer biturbo, que ganhou o intercooler dos modelos Turbo, que fica diretamente sob a grade da tampa traseira, acima do motor. Além de ter reduzido as emissões, a solução também aumentou a potência para 394 cv e o torque para 450 Nm.

Além do motor, a Porsche também revisou aspectos da suspensão, direção e freios dos novos Porsche 911 Carrera GTS. Pela primeira vez, o eixo traseiro esterçante é um item de série. A suspensão esportiva com um sistema de amortecimento variável (PASM) e uma altura de condução rebaixada em 10 mm.

Lançada globalmente em 2018, a geração 992 também ganhou novidades pontuais no design, com foco em aerodinâmica. Na dianteira, os para-choques são novos, e contam com cinco abas ativas de ar na versão GTS. Os faróis inteligentes de LED Matrix ganharam novos elementos internos, e com a tecnologia Matrix (HD) opcional, podem iluminar a uma distância de mais de 600 metros ao usar mais de 32 mil pontos de luz.

Novo Porsche 911 Carrera GTS
Novo Porsche 911 Carrera GTS
Foto: Porsche/Divulgação

Na lateral, as rodas de até 20" na dianteira e 21" são novas, e podem ser equipadas com lâminas de fibra de carbono para reduzir o arrasto aerodinâmico. Na traseira, as lanternas de LED interligadas foram redesenhadas, ganhando ainda uma nova grade do motor e um novo para-choque. Como opcional, ainda há um kit aerodinâmico com spoilers, saias e asa traseira fixa.

Por dentro, o novo Porsche 911 ficou mais tecnológico. Inspirado no elétrico Taycan e nos lançamentos mais recentes da marca, o esportivo ganhou um novo painel de instrumentos digital de 12,6", que conta com 7 opções de visualização, incluindo um layout retrô. A central multimídia agora tem 10,9", e oferece a função Apple CarPlay integradas ao painel de instrumentos e a assistente de voz Siri.

Novo interior do Porsche 911 Carrera GTS
Novo interior do Porsche 911 Carrera GTS
Foto: Porsche/Divulgação

Ainda há pela primeira vez no 911, um botão de partida – à esquerda do volante, naturalmente. Completam as novidades um compartimento refrigerado para smartphones, com função de carregamento por indução. Como opcional sem custo extra, é possível equipar o 911 com um assento traseiro para 2 pessoas.

Os novos Porsche 911 Carrera e 911 Carrera GTS serão oferecidos no Brasil nas carrocerias Coupé e Cabriolet, com tração traseira. Preços, especificações e data de abertura das pré-vendas no Brasil serão comunicados futuramente. As primeiras entregas no país são esperadas para 2025.

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