Novo Ram 1500 é confirmado para o Brasil e chega ainda em 2024
Com novidades no visual, linha 2025 da picape Ram 1500 ficará mais tecnológica e terá novo motor 3.0 biturbo de 6 cilindros no lugar do V8
A picape Ram 1500 vai mudar em breve no Brasil. Já flagrada em testes no país, a picape teve a sua estreia confirmada pela Ram. Em um comunicado oficial divulgado à imprensa, a marca americana destacou que o novo Ram 1500 terá "mais potência, melhor performance e muita tecnologia".
A montadora ainda divulgou um vídeo teaser em suas redes sociais, que mostra alguns detalhes da nova 1500, que é produzida no México e importada ao Brasil. Lançada em 2019, a quinta geração da picape recebeu novidades visuais nos EUA no fim do ano passado. Por fora, as mudanças se concentram na dianteira.
O Ram 1500 ganhou novos faróis de LED e uma grade frontal redesenhada, que tem diferentes acabamentos dependendo da versão, podendo ser na cor da carroceria ou em plástico preto. O para-choque frontal também é novo, e traz entradas de ar maiores. Na lateral, as rodas têm design inédito.
Já na traseira, as lanternas de LED mantiveram o formato, ganhando novos elementos internos. No interior, o acabamento ganhou materiais mais refinados. O painel digital é de 12,3", e a central multimídia ficou maior, passando para uma tela de 14". Há ainda uma terceira tela de 10,25" para o passageiro.
Sob o capô, o Ram 1500 vai perder o motor 5.7 V8 Hemi, que deixou de ser produzido. No lugar dele, a picape deve contar com um 3.0 biturbo de seis cilindros, que é oferecido em configurações com 426 cv e 635 Nm ou 547 cv e 706 Nm. O câmbio é um automático de 8 marchas, sempre com tração 4x4 com funções 4x2 e 4x4 reduzida.
Outros destaques da nova 1500 são as versões Ramcharger e RHO. Enquanto a primeira é uma opção híbrida com 672 cv de potência e até 1.100 km de alcance, a segunda substitui a antiga versão esportiva TRX. O novo Ram 1500 Ramcharger conta com um motor 3.6 V6 a gasolina de 173 cv e dois motores elétricos – um em cada eixo, de 340 cv e 323 cv.
Ao contrário dos veículos híbridos convencionais, na 1500 Ramcharger, o motor a combustão serve apenas para fornecer energia para os motores elétricos e a bateria de 95 kWh. Com isso, a picape oferece 672 cv e 830 Nm combinados.
Já a versão esportiva RHO trocou o antigo motor Hemi 6.2 V8 Supercharged de 717 cv e 880 Nm por um 3.0 Hurricane biturbo de seis cilindros, de 548 cv e 705 Nm de torque. Apesar dos números inferiores do novo motor, o desempenho é praticamente o mesmo, indo de 0 a 96 km/h em apenas 4,6s e chegando aos 190 km/h de velocidade máxima.
Oferecido atualmente nas versões Limited e Rebel no Brasil, o novo Ram 1500 deve chegar ao mercado brasileiro nas próximas semanas. Com o fim da produção do Ram Classic, a picape também pode ganhar mais versões no país, como a nova opção topo de linha Tungsten, a eletrificada Ramcharger ou até mesmo a versão RHO.