Novo Renault Duster é flagrado pela primeira vez no Brasil
Totalmente renovada, a terceira geração do Renault Duster pode chegar ao Brasil em meados do ano que vem com motor 1.3 turbo flex híbrido
Recém-lançado na Europa, o novo Renault Duster já está no Brasil. Uma unidade da terceira geração do SUV foi flagrada com bastante camuflagem em cima de um caminhão cegonha pelo jornalista João Del Arco (@joaodelarco). Vendido na Europa também como Dacia, o novo Duster deve chegar ao Brasil em meados de 2025 com um novo motor híbrido.
O novo Duster pode ser um dos três SUVs médios que a Renault prometeu entre 2024 e 2027. A plataforma é a modular CMF-B, a mesma do Kardian. Por fora, o novo Duster ficou bem mais moderno e bonito do que a geração anterior, e também cresceu. Medindo 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,66 m de altura, o novo Dacia Duster é 14 cm mais comprido que o anterior.
Na dianteira, os faróis de LED contam com assinatura visual em "Y". Na traseira, as lanternas invadem parte da lateral e trazem novamente formato de "Y". Dentre as mudanças da versão Renault, estão a grade dianteira com o nome da marca escrito por extenso, novas rodas e o logotipo da marca francesa na tampa do porta-malas.
Por dentro, o novo Duster não lembra em nada o modelo antigo. Com linhas retas, o interior do SUV traz painel digital de 7" e central multimídia de 10,1" com aspecto flutuante, assim como novos materiais e texturas de acabamento. No lugar da tradicional alavanca de câmbio, há um pequeno joystick seletor de marchas, e ao lado, freio de mão eletrônico.
Sob o capô, o novo Renault Duster brasileiro pode ser um dos primeiros carros híbridos da marca francesa no país. Ele deve contar com o motor 1.3 turbo flex de 170 cv que também será produzido no Paraná – atualmente, ele é importado da Espanha. Esse motor terá o auxílio de um propulsor elétrico, oferecendo mais potência e torque do que o Duster atual.
Já as versões de entrada do novo Duster também podem contar com o motor 1.0 turbo flex de 125 cv que equipa o irmão menor Kardian. Além disso, as transmissões podem ser um um automático do tipo CVT ou o automatizado de dupla embreagem e seis marchas do Kardian, que também é oferecido no Dacia Duster europeu.
Na Europa, o Duster conta com opções a combustão, micro-híbridas e uma versão híbrida E-Tech, que traz um 1.6 a gasolina associado a um propulsor elétrico E-Tech. Juntos, eles oferecem 145 cv. Já a tração é 4x4 ou dianteira, e o câmbio pode ser manual ou automatizado de dupla embreagem.
O novo Renault Duster flagrado no Brasil também pode adiantar o futuro do Bigster, que será a versão de 7 lugares do Duster. Medindo 4,60m – 26 cm a mais – o Bigster deve ser lançado até o fim do ano na Europa. O design dos dois modelos será praticamente o mesmo, com exceção do balanço traseiro maior no Bigster, que também é cotado para chegar ao Brasil.