Novo Renault Master terá versões elétricas e até a hidrogênio
Revelada na Europa, quarta geração do utilitário Renault Master é mais eficiente mesmo com diesel e poderá levar até 2 toneladas de carga
O Renault Master acaba de ganhar novidades importantes na Europa. A montadora francesa revelou a quarta geração do utilitário, que terá versões a diesel, elétricas e até mesmo movidas à célula de hidrogênio. O novo Renault Master estreia no continente europeu no segundo trimestre de 2024.
Totalmente renovado, o Renault Master ficou até 20% mais eficiente em aerodinâmica e consumo de combustível. Por fora, o visual traz detalhes que lembram os lançamentos mais recentes da Renault, como o novo logotipo da marca, os faróis em LED com assinatura visual em "C" e a grade frontal maior e com elementos verticais.
Na lateral, o Master ganhou novos vincos, enquanto na traseira, as lanternas de LED trazem acabamento escurecido. Ao todo, serão ao menos 20 opções de carroceria, dentre elas picape, furgão, van para passageiros, com cabine dupla ou simples, além de teto alto ou baixo.
A capacidade de carga varia entre 11 e 22 metros cúbicos, podendo levar até 2 toneladas, dependendo da versão. Por dentro, o painel traz comandos voltados para o motorista, com destaque para a central multimídia de 10" com Android Auto, Apple CarPlay e conexão à internet. Há ainda uma série de porta-objetos com capacidade de até 135 litros no total.
Sob o capô, o novo Master terá inicialmente versões com motor a diesel de até 170 cv e opções de câmbio manual ou um automático de 9 marchas. Já as versões elétricas terão até 143 cv e alcance entre 180 km e 410 km, com suporte a recarga rápida de até 229 km em apenas 30 minutos.
Futuramente, a Renault ainda afirma que o novo Master poderá ganhar versões movidas à célula de hidrogênio. Além disso, o utilitário também conta com os mais avançados sistemas de segurança da marca francesa, como frenagem automática de emergência, trailer assist, estabilização de impacto lateral, entre outros.
Previsto para estrear na Europa em meados do ano que vem, o novo Renault Master ainda não tem data para chegar ao Brasil. Produzido em São José dos Pinhais (PR) desde 2002, o utilitário deve ganhar a nova geração nos próximos anos, já como um dos oito lançamentos que a marca francesa prometeu para o país até 2027.