Novo Renault Mégane elétrico chega ao Brasil ainda este ano
Nova geração do Renault Mégane troca carroceria hatch por SUV e deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2022 com alcance de até 470 km
A Renault pretende se tornar cada vez mais elétrica no Brasil. Além das futuras versões 100% elétricas do hatch Kwid e do furgão Master, a montadora francesa também trará o novo Mégane E-Tech ao mercado brasileiro em 2022. Totalmente renovado, o agora SUV elétrico deve chegar ao país no segundo semestre deste ano. As informações foram publicadas pelo site Motor 1 Brasil.
Revelada oficialmente durante o Salão de Munique (Alemanha) do ano passado, a nova geração do Renault Mégane se tornou um SUV elétrico. O design, por sua vez, mescla elementos de carros hatches, SUVs e cupês – e segue a nova identidade visual da montadora francesa. Na dianteira, o novo Mégane traz finos faróis de formato irregular, que contam com assinatura visual em led.
Eles são interligados ao novo logotipo da Renault por uma barra horizontal com acabamento black piano. Na lateral, os para-lamas trazem apliques de plástico nas extremidades. As maçanetas dianteiras são embutidas na carroceria, enquanto as traseiras ficam na coluna C. A carroceria conta com pintura em dois tons e adota um suave caimento na parte de trás, como em um cupê.
Na traseira, as lanternas de led são interligadas ao logotipo da marca francesa. Por dentro, o interior do novo Renault Mégane traz uma moldura que une o painel de instrumentos digital de 12,3’’ e a central multimídia de orientação vertical com sistema desenvolvido pela Google. Dependendo da versão, ela pode ter tela de até 12’’, e conta com suporte aos recursos de conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O porte é semelhante ao de um SUVs compacto. De acordo com a Renault, o novo Mégane E-Tech mede 4,21 m de comprimento, 1,78 m de largura e tem 1,50 m de altura. O entre-eixos é de 2,70 m, enquanto o porta-malas tem capacidade para até 440 litros de bagagem. Ele utiliza a nova plataforma modular elétrica da marca francesa, a CMF-EV. No Brasil, o Renault Mégane foi vendido entre 1998 e 2012 e teve opções de carroceria hatch, sedã, minivan e até mesmo conversível.
Na Europa, o novo Renault Mégane E-Tech ainda convive com a antiga geração. O modelo 100% elétrico é oferecido em duas configurações diferentes. A versão de entrada traz bateria de 30 kWh, oferecendo 130 cv de potência e 250 Nm de torque, enquanto a topo de linha tem 218 cv e 300 Nm, e conta com uma bateria de 60 kWh. De acordo com a Renault, a versão mais potente acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 s. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 160 km/h.
Já o alcance elétrico varia entre 300 km na versão de entrada e chega a até 470 km na versão topo de linha. Dentre as possibilidades, o novo Mégane elétrico deve chegar ao Brasil apenas na versão mais potente. Os preços certamente devem ficar acima dos R$ 229.990 que a Renault cobra pela versão topo de linha do subcompacto Zoe no mercado brasileiro.