Novo Renault Symbioz pode adiantar futuro SUV médio nacional
Nova versão maior do Renault Captur europeu é revelada na Europa e traz pistas do futuro SUV médio que a marca francesa vai fazer no Brasil
A linha de SUVs da Renault acaba de ficar maior. A montadora francesa revelou nesta quinta-feira, 02, o Symbioz. Ele é a versão maior do Captur europeu de segunda geração, que não é vendido no Brasil. Com porte de SUVs médios, o novo Renault Symbioz tem 5 lugares e pode dar pistas do futuro SUV da marca que será produzido em São José dos Pinhais (PR).
O novo Symbioz é feito sobre a plataforma modular CMF-B, que já é utilizada pelo Kardian e que será a mesma base do futuro SUV nacional da Renault. Além disso, a Renault também se prepara para produzir localmente o motor 1.3 turbo que já é utilizado pelo Symbioz.
No entanto, há rumores de que o inédito SUV médio tenha estilo cupê inspirado no Renault Rafale europeu. Com isso, é provável que o modelo nacional tenha um forte parentesco mecânico e tecnológico com o Symbioz, e deve brigar com modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross no Brasil.
Por fora, o visual do Renault Symbioz traz grande parte das linhas do Captur. A dianteira, por exemplo, é quase idêntica ao SUV menor, que foi reestilizado recentemente. Estreando a mais recente linguagem de design da marca francesa, ela trocou os faróis em "C" por peças de LED com formato mais retangular.
A grade frontal também está menor e conta com design quase fechado. Internamente, a peça traz elementos em formato de trapézio em alto relevo, acabamento em black piano na parte superior e o novo logotipo da Renault.
Completam o visual da dianteira as luzes diurnas de LED destacadas nas laterais do para-choque. Na lateral, o novo Symbioz traz 14 cm a mais no comprimento, além de uma terceira janela com formato diferente. O teto também tem caimento mais reto, e as rodas têm até 19”.
A traseira, por outro lado, é totalmente diferente do Captur. As lanternas de LED trazem formato triangular e invadem a tampa do porta-malas. Elas são interligadas por um vinco horizontal que traz o logotipo da Renault centralizado. Logo abaixo dele, há o nome Symbioz. O porta-malas chega a 624 litros – 132 a mais do que o Captur.
Também há a opção de deslizar os bancos traseiros para oferecer mais espaço aos ocupantes de trás. Neste caso, o espaço para bagagens ainda é de bons 492 litros. Por falar em interior, praticamente tudo veio do Captur, incluindo o painel digital, volante e a central multimídia de 10,4” com Android Auto e Apple CarPlay.
Na parte central do painel do novo Symbioz, há um acabamento em couro sintético, que não está presente no Captur. Sob o capô, o novo SUV da Renault oferece as mesmas opções do irmão menor, incluindo variantes a gasolina de até 160 cv (1.3 turbo), híbridas (com até 145 cv) e GLP.
Já o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou um automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. Previsto para chegar ao mercado europeu já nos próximos meses, o novo Renault Symbioz ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. No entanto, por ter uma proposta ao antigo Captur vendido no mercado brasileiro – que também tinha entre-eixos maior do que o europeu – talvez ele seja um produto interessante para o país.