Novo SUV brasileiro da Volks mostra mais detalhes em flagra
Desenvolvido em parceria com a Skoda, novo SUV de entrada da Volkswagen ficará abaixo do Nivus e chega em 2025 com produção em Taubaté (SP)
O novo SUV de entrada da Volkswagen está cada vez mais desinibido no Brasil. O modelo foi flagrado novamente em testes no país, ainda com bastante camuflagem. As imagens foram publicadas pelo jornalista João Anacleto (@janacletos), no Instagram. O novo SUV da Volkswagen terá porte menor do que o de Nivus e T-Cross e deve ser lançado no segundo semestre do ano que vem.
Ainda sem nome definido, o Projeto VW 246 será produzido em Taubaté (SP) e terá a mesma plataforma MQB-A0 do Polo Track. Ele é uma das 16 novidades prometidas pela marca alemã para o Brasil até 2028, e é desenvolvido em parceria com a montadora tcheca Skoda, que faz parte do Grupo Volkswagen.
Até por isso, o novo SUV nacional terá um parentesco com o SUV compacto da Skoda que será vendido na Índia. A versão da Volkswagen terá design inédito, trocando todas as peças de estamparia e mantendo apenas as dimensões gerais.
Pelas linhas das janelas e o porte do veículo, é possível adiantar que ele deve ser uma espécie de "Renault Kardian" do Skoda Fabia vendido na Europa. Para efeito de comparação, o Skoda Fabia mede 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. O entre-eixos é de 2,56 m, o mesmo do Polo.
Na dianteira, o novo SUV terá design inspirado no novo Tiguan europeu, com faróis de formato mais fino, assim como a grade frontal. Logo abaixo, o para-choque deve contar com uma grande entrada de ar central e duas fendas na parte lateral. Na parte traseira, as lanternas serão interligadas por uma barra horizontal, e a placa ficará no para-choque.
Por dentro, é esperado que ele traga a central multimídia VW Play em uma versão mais atualizada e um padrão de acabamento semelhante ao dos modelos Polo e Virtus. A versão nacional do novo SUV deve contar com o motor 1.0 170 TSI, que oferece até 116 cv e 165 Nm. Também é esperada uma versão topo de linha com o 1.0 200 TSI de 128 cv e 200 Nm.
Já o câmbio também deve ser o manual de 5 marchas ou um automático de 6 marchas. Ao contrário dos rumores iniciais, é importante ressaltar que o novo SUV não se chamará Gol, que foi sucedido pelo Polo Track. Sendo assim, a aposta deve ser em um nome inédito, visto que a Volkswagen realizou uma pesquisa recente sobre possíveis batismos para o novo SUV.
Dentre as opções, estavam nomes como Hera, Tera, Therion, Taira, Hera, Copa e Copan, este último referente ao famoso edifício projetado por Oscar Niemeyer em São Paulo (SP). O novo SUV compacto da Volkswagen deve chegar ao mercado com preços entre o Polo e o Nivus, brigando diretamente com o Fiat Pulse e o Renault Kardian.