Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo SUV da Volkswagen é flagrado em testes e chega em 2025

Previsto para 2025, novo SUV da Volkswagen é flagrado em testes na cidade de Taubaté (SP); modelo será menor que Nivus e terá nome inédito

26 set 2024 - 06h01
Compartilhar
Exibir comentários
Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Foto: Reprodução/@placaverde Instagram

O novo SUV compacto da Volkswagen deu novamente as caras antes do lançamento. Depois de uma presença ilustre no Rock in Rio, o VW 246 foi flagrado em testes próximo à fábrica da marca alemã em Taubaté (SP), onde ele será produzido. Ainda sem o nome revelado, o novo SUV da Volkswagen será lançado em 2025 e faz parte da ofensiva de 16 lançamentos da marca no país. 

As imagens foram publicadas pela página Placa Verde (@placaverde), no Instagram, e são de autoria de Joddy Luiz. Como é possível ver, o novo SUV da Volkswagen ainda roda com bastante camuflagem. Apesar disso, a marca alemã já começa a divulgar algumas informações sobre o seu novo modelo.

Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Foto: Reprodução/@placaverde Instagram

O nome do inédito SUV urbano da Volkswagen já está decidido, mas ainda será revelado. A marca até fez uma ação interativa durante o Rock in Rio, mas ainda não divulgou o batismo do SUV, que terá um nome de até cinco letras. De qualquer forma, o novo SUV da Volkswagen não se chamará Gol.

Esse nome não será utilizado no novo carro, pois é associado a um modelo que era de outro segmento (hatch) e que o público jovem associa com um produto ultrapassado. O design foi projetado no Brasil, e de acordo com a própria Volkswagen, a filial brasileira teve bastante autonomia para elaborar as linhas do novo modelo.

Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Foto: João Buffon/Guia do Carro/VW Divulgação

⁠Uma unidade em Clay foi mostrada no estande da Volkswagen no evento-teste do Rock in Rio, com uma cortina de led camuflando o visual. A marca também divulgou um teaser oficial do novo SUV. Os faróis de led serão os mesmos do novo Nivus, que chega ainda este ano, com leve mudança na assinatura visual. 

A lateral terá linha de cintura ascendente. A grade frontal e o para-choque são inspirados no Tiguan europeu. O SUV nacional tem ainda lanternas em led interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira, e placa no para-choque. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado. 

Inédito SUV da Volkswagen foi mostrado em clay, porém com luzes de led dificultando a visão
Inédito SUV da Volkswagen foi mostrado em clay, porém com luzes de led dificultando a visão
Foto: João Buffon / Guia do Carro

As rodas de liga-leve da unidade mostrada no Rock in Rio são de 17", o que indica que o SUV deve ter medidas até esse aro. No teto, há barras longitudinais, mas não é possível cravar se a peça é meramente estética ou funcional. Já a coluna "C" é larga e traz um vinco que acompanha as portas até o vidro traseiro.

O novo SUV da Volkswagen será concorrente de modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, com porte menor do que o Nivus. Ele será fabricado na plataforma MQB-A0, que é uma variação da MQB dos modelos T-Cross, Virtus, Nivus e Polo. Ele é desenvolvido em parceria com a montadora tcheca Skoda, que faz parte do Grupo Volkswagen. 

Modelo em clay do novo SUV da Volkswagen: traseira terá lanternas interligadas
Modelo em clay do novo SUV da Volkswagen: traseira terá lanternas interligadas
Foto: João Buffon / Guia do Carro

Até por isso, o novo SUV nacional terá um parentesco com o SUV compacto da Skoda que será vendido na Índia. A versão da Volkswagen terá design inédito, trocando todas as peças de estamparia e mantendo apenas as dimensões gerais. Para efeito de comparação, o Skoda Fabia mede 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. O entre-eixos é de 2,56 m, o mesmo do Polo. 

Sob o capô, o inédito SUV urbano (ou CUV, Crossover Urban Vehicle) deve contar apenas com o motor 1.0 TSI de 116 cv de potência e 165 Nm de torque. A transmissão será automática de 6 marchas, ou manual de 5 marchas, repetindo o conjunto utilizado pelo Polo. 

Há rumores de que o modelo também possa trazer o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm nas versões mais caras. No entanto, ele não terá motores aspirados para não brigar com o Polo e Polo Track. Além disso, o novo modelo também não deve custar menos do que as configurações mais baratas do Polo, na faixa dos R$ 90.000. Caso chegasse hoje ao mercado, os preços deveriam vir na faixa de R$ 100.000 a R$ 130.000.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade