Novo SUV da VW mostra mais detalhes e terá visual robusto
Com lançamento previsto para 2025, modelo compacto da VW é flagrado em versão de entrada, que terá câmbio manual
A onda de SUVs compactos está começando a explodir no Brasil. Um dos próximos lançamentos do segmento, previsto para o início de 2025, é o novo modelo da Volkswagen, que já até fez uma aparição pública - embora ainda camuflada, durante o Rock in Rio.
Com fabricação em Taubaté (SP), o futuro SUV vai concorrer com Fiat Pulse, Renault Kardian e outros carros que também entrarão em breve na categoria- incluindo um modelo da Chevrolet com base no Onix; o Jeep Avenger, que tem planos de produção em Porto Real (RJ); e até um compacto da Hyundai com ares de HB20.
Voltando ao ainda sem nome SUV da Volkswagen, o veículo foi novamente flagrado em testes. Depois de aparecer em Taubaté (SP), desta vez o modelo foi fotografado próximo à fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) pelo jornalista Renato Maia, titular do perfil do Instagram @falandodecarro (veja abaixo).
De acordo com a página, o carro que estampa as imagens pode ser uma versão de entrada por ter calotas e câmbio manual. Entretanto, o veículo também apresentava faróis e lanternas de LED, o que pode significar que o SUV compacto tenha os itens desde as configurações mais baratas.
O que já sabemos sobre o SUV da VW
Como usará a plataforma MQB A0-IN, uma variante mais simples que a do Polo, o futuro compacto da VW terá o mesmo entre-eixos de 2,56 metros. Desse modo, ficará posicionado abaixo de Nivus e T-Cross, se tornando o SUV de entrada da marca alemã.
Nas versões mais em conta, deverá trazer o motor 170 TSI, o 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 kgfm já presente na linha Polo. Além disso, deverá ter uma configuração de topo com o 200 TSI 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm.
Outra aposta é que o SUV receba um sistema híbrido leve de 48V mais adiante. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis, de acordo com a configuração (comprovado pelo flagra).
A faixa de preços deverá encostar nos R$ 110 mil, uma vez que o Nivus parte de R$ 119.900. Entretanto, terá acabamento mais simples que o do irmão. Por fim, seu design terá inspiração no do Tiguan europeu, com grande grade dianteira e faróis mais afilados.