Novo SUV elétrico da Toyota será feito pela Suzuki
Toyota e Suzuki terão SUV elétrico compartilhado, com produção por um braço indiano da Suzuki; bateria terá autonomia para 500 km
As montadoras japonesas Toyota e Suzuki colaboram entre si há algum tempo, e isso não é novidade. O que há de novo, entretanto, é que a parceria entre as duas marcas foi aprofundada, e resultará num novo modelo elétrico para a Toyota, também compartilhado pela Suzuki, que será desenvolvido pela segunda.
O "Urban SUV Concept", protótipo apresentado pela Toyota há algum tempo, terá sua versão de produção desenvolvida pela Suzuki, e terá como ponto de partida aquele que será o primeiro SUV 100% elétrico da marca, o eVX. O modelo da Suzuki foi apresentado como conceito ainda em 2023 - mas no Salão de Tóquio desse ano, uma versão mais próxima da realidade deu as caras por lá.
Quando comparados, os dois conceitos não são tão diferentes assim, com dimensões e proporções bem parecidas. Até mesmo os traços do desenho mostram alguma similaridade, como a janela da porta traseira, de design truncado. Contudo, o que se falta saber são as especificações do conjunto elétrico. No caso do protótipo, sabe-se de uma bateria de 60 kWh, suficiente para uma autonomia de 500 km.
Outro dado que importa é que em ambos os modelos, Toyota e Suzuki, haverá a disponibilidade de versões de tração dianteira e integral. A produção dos modelos elétricos deve acontecer já no primeiro semestre do ano que vem.
Por fim, a fabricação dos dois SUVs acontecerá essencialmente pela Suzuki Motor Gujarat, na Índia. Tanto o Toyota quanto o Suzuki serão modelos globais, estando prevista a comercialização no Japão, Índia, Europa, África e Médio Oriente, por exemplo.