Novo SUV médio nacional da Renault é flagrado em testes no Brasil
Com base de Kardian, novo SUV médio nacional da Renault aparece em testes ainda com forte camuflagem e pode chegar ao mercado ainda em 2025
Demorou, mas finalmente o novo SUV médio nacional da Renault apareceu em testes no Brasil. O modelo foi flagrado, ainda com bastante camuflagem, por Eder Teixeira (@hansonmanson) e teve as imagens publicadas pelo perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram. O novo SUV nacional da Renault chegará ao mercado entre 2025 e 2026.
Ainda sem nome definido, o novo SUV médio da Renault vai brigar com modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. Desenvolvido no Brasil, o novo SUV da Renault será produzido em São José dos Pinhais (PR) e também deve ser vendido em outros mercados da América Latina. Mas o seu primeiro mercado será o brasileiro.
Ao contrário dos rumores iniciais de que o novo SUV teria estilo cupê, o flagra revela que o modelo inédito terá carroceria convencional. Apesar da forte camuflagem, é possível ver que o SUV contará com linhas semelhantes às dos crossovers europeus da Renault, como o Captur e o Rafale.
É o caso da grade frontal integrada aos faróis dianteiros, e pelo formato das lanternas traseiras, que parecem invadir a tampa do porta-malas, que também abrigará a placa. Na lateral, é possível ver que a maçaneta das portas traseiras será posicionada na coluna, próximo à janela. Este detalhe pode ser o sinal de um parentesco do novo SUV médio nacional com a terceira geração do Duster, que utiliza o mesmo recurso de design.
Seria uma solução semelhante à do Kardian, que apesar de trocar todas as peças de estamparia da carroceria e ter estilo Renault, ainda compartilha alguns traços com o Dacia Sandero. A plataforma do novo SUV médio da Renault será a base modular RGMP, a mesma utilizada pelo Kardian.
Essa base é justamente uma evolução da CMF-B do Sandero e Duster europeus, que também é utilizada pelo Dacia Bigster. Com diferentes opções de entre-eixos, a nova base ainda suporta diferentes sistemas de eletrificação. Ou seja, o novo SUV médio da Renault poderá ter desde micro-híbridos até híbridas plug-in com tração integral ou dianteira.
A nova plataforma também será utilizada pela próxima geração do Renault Oroch, que também dará origem à uma inédita picape da Nissan. Com isso, o futuro SUV médio deve ganhar versões híbridas, mas elas não estão confirmadas para o lançamento. A Renault confirmou que está desenvolvendo um novo motor híbrido, mas também não disse qual será.
Tudo indica que será uma variante do atual 1.3 turbo flex, que deve contar com mais de 170 cv. O novo motor será produzido pela Horse, joint-venture formada em conjunto com a Nissan para a produção e o desenvolvimento de motores. Outra possibilidade é uma versão micro-híbrida de 48V do motor 1.0 turbo flex de 125 cv do Kardian. O câmbio deve ser um automatizado de dupla embreagem e 6 marchas.
Por dentro, o padrão de acabamento do novo SUV médio da Renault será superior ao do Kardian. São esperadas peças de melhor qualidade, além de uma central multimídia maior do que a de 8" do Kardian e painel digital. Dentre os itens de segurança, o SUV médio também terá pacote ADAS de condução semiautônoma. Os preços ainda são uma incógnita, mas é provável que o modelo tenha valores semelhantes aos do Jeep Compass.