Novo SUV médio nacional da Renault: o que já sabemos sobre ele
Derivado do Bisgter, novo SUV médio nacional da Renault aparece de novo em testes e deve chegar ao mercado ainda em 2025 com o nome Boreal
Uma das principais novidades do mercado automotivo brasileiro em 2025, o novo SUV médio da Renault segue sua maratona de testes no país. E com a proximidade maior do lançamento, surgem novas informações e flagras sobre o novo modelo, que pode se chamar Renault Boreal. Ele deve ser revelado até o segundo semestre deste ano e será baseado no Dacia Bigster europeu.
Na última semana, o novo SUV inclusive apareceu novamente em testes próximo à cidade de Cerquilho (SP). Em uma imagem publicada pelos amigos do perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram, é possível ver o modelo em testes ainda com bastante camuflagem.
Embora a Renault ainda não tenha confirmado oficialmente o nome do seu novo SUV médio nacional, a marca francesa registrou recentemente o nome Boreal no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). De acordo com a revista Quatro Rodas, o nome oficial deve ser divulgado até o fim de abril. Ou seja, até lá, o SUV pode ter um nome totalmente diferente.
Vale lembrar que a Renault vende o SUV chamado Austral na Europa, e os dois nomes são relacionados às tempestades nas auroras polares. Desenvolvido no Brasil, o novo SUV da Renault será produzido em São José dos Pinhais (PR) e também deve ser vendido em outros mercados da América Latina, onde brigará com o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
O novo SUV também será produzido na Turquia, onde a Renault vende modelos Dacia com a sua marca. De lá, o modelo será vendido no Oriente Médio e possivelmente em alguns países africanos. Em relação ao design, ele terá inspiração nos SUVs europeus da Renault, como o Captur e o Symbioz.
É o caso da grade frontal integrada aos faróis dianteiros, que terá três frisos e o logotipo da Renault em destaque. Na traseira, as lanternas em LED invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. Na lateral, é possível ver que a maçaneta das portas traseiras será posicionada na coluna, próximo à janela.
Este detalhe confirma o parentesco que o novo Renault Boreal terá com a terceira geração do Dacia Bigster, que utiliza o mesmo recurso de design. O modelo romeno nada mais é do que uma versão esticada do novo Duster. Trata-se de uma solução semelhante à do Kardian, que compartilha alguns traços com o Dacia Sandero, ainda que todas as peças de estamparia da carroceria e o estilo Renault sejam inéditos.
A plataforma do novo SUV médio da Renault será a base modular RGMP, a mesma utilizada pelo Kardian. Essa base é justamente uma evolução da CMF-B do Sandero e Duster europeus, que também é utilizada pelo Dacia Bigster. A nova plataforma também será utilizada pela próxima geração da picape Renault Oroch/Niagara.
Sob o capô, o novo Renault Boreal terá o motor 1.3 turbo flex de 162 cv e 250 Nm do Duster, que passou a ser produzido no Brasil recentemente. Já o câmbio será o mesmo automatizado de dupla embreagem e seis marchas do Kardian. Futuramente, o Renault Boreal também terá versões híbridas.
É esperado que o modelo tenha um sistema micro-híbrido de 48V associado ao motor 1.3 turbo flex, que consegue movimentar o carro em algumas situações somente com o propulsor elétrico de até 34 cv, que terá duas marchas e seria posicionado no eixo traseiro do carro. De acordo com a revista Quatro Rodas, o novo sistema auxilia inclusive em situações off-road, como uma tração 4x4 convencional.
Outra vantagem é o custo menor, uma vez que o sistema elimina a necessidade de um eixo cardã e de uma caixa de reduzida. Batizado de Dual Speed 48V, o sistema foi desenvolvido pela Valeo e será utilizado pelos Dacia Duster e Bigster europeus. No entanto, a novidade deve chegar ao mercado alguns meses depois do lançamento do SUV. Por dentro, o padrão de acabamento do novo Renault Boreal será superior ao do Kardian.
A base será o interior do Dacia Bigster, mas com materiais um pouco mais refinados, painel digital e central multimídia. Dentre os equipamentos, o SUV médio também terá pacote ADAS de condução semiautônoma, teto solar panorâmico e ar digital de duas zonas. É provável que o modelo tenha valores na faixa de R$ 180 mil a R$ 200 mil, distribuídos em três versões.