Novo SUV que a Citroën deve vender no Brasil vaza no INPI
Com porte de Peugeot 3008, novo Citroën C5 Aircross é registrado no INPI; novo SUV pode ser uma das novidades da Stellantis para o Brasil
A Citroën está de olho no segmento de SUVs médios no Brasil. A montadora francesa registrou nesta semana o novo C5 Aircross no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Já vendido na Argentina, o novo Citroën C5 Aircross tem porte semelhante ao do Peugeot 3008 e pode ser uma das apostas da Stellantis para ampliar as opções da marca francesa no mercado brasileiro.
Reestilizado em janeiro deste ano na Europa, o Citroën C5 Aircross foi registrado já com o novo visual no instituto brasileiro. Por fora, o modelo ganhou novos faróis de LED com assinatura visual interligada à grade dianteira, que traz acabamento com luzes pontilhadas. Logo abaixo, o para-choque também é novo, e traz entradas de ar maiores e um aplique prateado na parte inferior.
Na lateral, as rodas de 18’’ são novas, assim como o rack de teto na cor preta. Enquanto isso, na traseira, as lanternas de LED ganharam novos elementos internos. Por dentro, o novo Citroën C5 Aircross ganhou uma central multimídia de 10’’ com tela de aspecto flutuante e novas saídas de ar, além de um novo console central com um botão seletor de marchas.
Sob o capô, o Citroën C5 Aircross pode chegar eletrificado ao país. Na Europa, o SUV tem versões híbridas plug-in equipadas com um motor 1.6 turbo associado a um propulsor elétrico. Juntos, eles oferecem 224 cv e 320 Nm de torque. De acordo com a Citroën, essa versão oferece uma autonomia de até 55 km em modo 100% elétrico. Outra opção de motorização seria o 1.6 THP de 165 cv e 240 Nm que já equipa o Peugeot 3008 no Brasil.
Apesar disso, o novo Citroën C5 Aircross ainda não tem data para chegar ao Brasil. Para os próximos meses, a montadora francesa deve concentrar seus esforços no lançamento do novo Citroën C3, que deve chegar ao mercado em julho. Além do C3, a marca também terá outros dois lançamentos do projeto C-Cubed nos próximos dois anos. Atualmente, a linha de modelos da Citroën conta apenas com o C4 Cactus e os comerciais Jumpy e Jumper.
Com isso, caso o C5 Aircross realmente venha, é provável que ele chegue ao mercado brasileiro apenas em meados de 2023. No país, ele seria concorrente de modelos como o Volkswagen Taos, além dos co-irmãos Jeep Compass e Peugeot 3008, ambos do grupo Stellantis.