Novo T-Cross ou Tiggo 5x Pro? Veja o comparativo de 7 itens
Comparamos o novo VW T-Cross contra o Caoa Chery Tiggo 5x em 7 quesitos para saber qual dos SUVs compactos vale mais a pena em 2024
O novo Volkswagen T-Cross acaba de chegar ao Brasil com novidades por dentro e por fora. No visual, o SUV reestilizado ganhou as linhas da versão europeia, enquanto o acabamento trouxe materiais mais refinados. O que não mudou foi o preço, que varia entre R$ 119.990 (versão Sense, com visual antigo) e R$ 175.990. Mas como será que ele encara um dos SUVs com melhor custo-benefício do mercado?
Para descobrir essa resposta, selecionamos sete itens essenciais para um embate entre o novo Volkswagen T-Cross 200 TSI, que é a versão de entrada do SUV com o novo visual, e o Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive, que é a versão topo de linha do modelo chinês e a que mais se aproxima em preço. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro.
As notas são dadas de 0 a 3 e os dois veículos dividem este valor, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 21 pontos no total dos 7 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 7 quesitos mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.
Potência
Sob o capô, o Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive é equipado com um motor 1.5 turbo flex com um sistema micro-híbrido de 48V. O conjunto oferece 157/160 cv (gasolina/etanol) e 250 Nm de torque. O câmbio é um automático do tipo CVT com simulação de 9 marchas. Já o T-Cross 200 TSI traz um motor 1.0 turbo flex de 116/128 cv (g/e) e 200 Nm, sempre com câmbio automático de 6 marchas. Por oferecer mais potência e torque, o Tiggo 5x vence neste quesito.
Desempenho
De acordo com os números divulgados pela VW, o T-Cross 200 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e chega aos 187 km/h de velocidade máxima. Do outro lado, a Caoa Chery divulga que o Tiggo 5x Pro Hybrid vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. A velocidade máxima também é maior: 193 km/h. Novamente, a vitória é do Tiggo 5x.
Consumo
De acordo com o Inmetro, o T-Cross 200 TSI faz 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, os números são de 11,9 km/l e 14,3 km/l, respectivamente. A média geral é de 11,1 km/l. Já o Tiggo 5x Pro Hybrid faz 8,7 km/l e 8,8 km/l com etanol na cidade e estrada respectivamente. Com gasolina, os números sobem para 11,8 km/l e 12,3 km/l. Média geral de 10,4 km/l. Vitória para o T-Cross.
Multimídia
O T-Cross 200 TSI é equipado com uma central multimídia de 10,1" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ele também traz as funções Bluetooth com comandos de voz e de áudio através do volante, além da opção de download de aplicativos nativos na central. Já o Tiggo 5x conta com uma multimídia de 10,25" com quase as mesmas funções, mas sem aplicativos nativos. No entanto, só ela conta com câmera de ré e 360 graus. O resultado é um empate técnico.
Segurança
Com relação aos equipamentos de segurança, o T-Cross 200 TSI oferece de série 6 airbags, freios ABS com EBD a disco nas quatro rodas, assistente de frenagem, além de controles de estabilidade e de tração, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres. Já o Tiggo 5x Pro conta com os mesmos itens, mas acrescenta sensor de ponto cego, alerta e manutenção de faixa e alerta de tráfego traseiro, que só estão disponíveis em versões mais caras do T-Cross. Por oferecer mais itens, vitória do Tiggo 5x.
Porta-malas
O Caoa Chery Tiggo 5x Pro conta com um porta-malas com 330 litros de capacidade. Já o VW T-Cross traz um bagageiro com espaço para 373 litros. O SUV da marca alemã ainda conta com uma opção de ajuste do banco traseiro que pode ampliar o porta-malas para até 420 litros sem rebater os assentos. Portanto, vitória do T-Cross neste quesito.
Preço
No caso do T-Cross, a versão 200 TSI parte de R$ 142.990, e manteve o preço antigo mesmo com a reestilização. Como opcional, há o pacote Interactive IV (R$ 2.000), que adiciona câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, rebatimento elétrico dos espelhos e rodas de 17". Quando equipado com este pacote, o T-Cross empata com o Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive, que custa R$ 144.990 e não conta com opcionais. Neste caso, o T-Cross leva por uma pequena vantagem no preço inicial.
ITEM | Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive |
VW T-Cross 200 TSI |
Potência | 3 | 0 |
Desempenho | 2 | 1 |
Consumo | 1 | 2 |
Multimídia | 1,5 | 1,5 |
Segurança | 2 | 1 |
Porta-malas | 1 | 2 |
Preço | 1 | 2 |
Total de pontos | 11,5 | 9,5 |
Conclusão
O resultado do comparativo é uma vitória do Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive por uma vantagem de apenas 2 pontos, principalmente por oferecer mais do que o T-Cross custando praticamente a mesma coisa. É o que pode ser constatado pelas vitórias em quesitos como segurança, potência e desempenho. Apesar disso, o T-Cross foi um oponente de peso, e teve números bastante próximos em alguns itens e venceu em consumo – contra um concorrente micro-híbrido – e porta-malas, e quase empatou em desempenho mesmo com quase 35 cv de potência a menos.
Isso indica que, como projeto, o T-Cross possui boas qualidades técnicas e dinâmicas, e também pode agradar aos futuros compradores. Caso o comparativo fosse contra a versão Highline com o motor 1.4 turbo de 150 cv, ele possivelmente seria o vencedor do embate. No entanto, a diferença de preço de mais de R$ 30 mil pesaria no resultado final. Caso você esteja mais preocupado com o bolso na hora da compra, vá de Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive.