Novo Tiggo 5x Pro estreia por R$ 154.990; já dirigimos
Lançamento: Caoa Chery Tiggo 5x Pro começa a ser vendido com novo câmbio CVT de 9 marchas, mais conteúdo e design aprimorado
O Tiggo 5x Pro é o novo lançamento da Caoa Chery no Brasil. O SUV traz muitas novidades em relação ao Tiggo 5x TXS, que deixa de ser produzido. Trata-se, na verdade, de um bom facelift no Tiggo 5x. A Caoa Chery tem acrescentado o nome Pro em seus lançamentos para reforçar o fato de que o carro é novo. No caso do novo Tiggo 5x Pro, ele traz um novo câmbio (CVT de 9 marchas), mais conteúdo e design aprimorado.
Já dirigimos o novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro nas ruas de São Paulo. Nossa primeira impressão foi positiva. O novo Tiggo 5x Pro tem um porte muito adequado para o trânsito urbano, tem ângulos de entrada e de saída suficientes para enfrentar buracos, depressões e saliências (apesar de não ter o vão livre muito grande), uma posição de dirigir bem elevada e confortável, ótima empunhadura do novo volante de direção e uma relação peso/torque que deixa o carro bem ágil.
Design aprimorado
O acréscimo do termo “Pro” significa que o Tiggo 5x ficou mais completo e teve o design atualizado. Na parte dianteira, além da grade Diamond (que foi uma sugestão da Caoa Chery para a Chery chinesa), o novo Tiggo 5x Pro traz para-choque com linhas mais largas, faróis de full led com acionamento automático e luzes de circulação diurna (DRL).
Na lateral, o carro conta com novas rodas de 18”, retrovisores rebatíveis eletricamente e uma moldura na coluna C. Na traseira, as lanternas de led, em forma de C, são unidas por uma barra e o aerofólio tem acabamento em black piano. O carro ficou muito bonito por fora. Mas o Tiggo 5x Pro não é só um rostinho bonito. Ele tem muito conteúdo em seu interior, o que proporciona uma sensação de bem estar a bordo.
A cabine do Tiggo 5x Pro é muito superior à do antigo Tiggo 5x TXS. Há mudanças em todo o painel, no console e na parte interna das portas. A multimídia é nova, com tela de 10,25” e espelhamento com as plataformas Android Auto e Apple Carplay. Ele traz câmera 360° com linha de condução e sete cores ambientes. O quadro de instrumentos tem tela digital de 7”.
Novo câmbio CVT de 9 marchas
Tecnicamente, a maior novidade do Tiggo 5x Pro é a troca da transmissão DCT de 6 marchas pelo CVT de 9 marchas. O novo câmbio automático aproveita melhor a potência e o torque do motor 1.5 turbo. São 147 cv com gasolina e 150 cv com etanol. O torque é sempre o mesmo: 210 Nm. Além da nova transmissão, a alavanca de câmbio foi substituída por um joystick, que deixou o Tiggo 5x mais sofisticado.
Embora o motor seja o mesmo 1.5 turbo com duplo comando de válvulas e injeção multiponto, ele foi recalibrado pela engenharia da Caoa Chery para receber o novo câmbio CVT de 9 marchas, ganhou nova turbina Garret com controle eletrônico e uma nova válvula termostática, portanto já cumpre as novas normas de emissões do Proconve L7. O sistema de injeção também é novo – a Caoa Chery trocou o Bosch por Marelli.
Na prática, o carro teve uma pequena melhora no aproveitamento da potência e do torque, que é entregue na boa faixa de 1.450 a 4.000 rpm. É exatamente nessa faixa que mais se utiliza o carro na cidade, em retomadas de velocidade, por isso, ao volante, você sente um veículo dinâmico. A engenharia tratou de manter as características que já eram entregues pelo antigo Tiggo 5x.
Equipamentos raros na categoria
SUV importante para a estratégia da Caoa Chery, o novo Tiggo 5x Pro tem direção elétrica muito bem ajustada (levíssima nas manobras e firme ao rodar, mas não pesada) e, na medida em que se roda com o carro, ele vai transmitindo confiança ao condutor. O Tiggo 5x Pro tem suspensão independente nas quatro rodas (uma raridade na sua categoria), freios a disco nas quatro rodas (outra raridade) e seis airbags. Um carro completo, portanto, e que certamente continuará sendo o SUV mais vendido da marca – veja no final da matéria a lista completa de equipamentos de série.
Parece exagero falar isso de um carro chinês (produzido no Brasil), mas o novo Tiggo 5x Pro ficou tão bem ajustado e bem equipado que a Caoa Chery aumentou suas ambições em relação ao produto. Embora tenha o Jeep Renegade e o Nissan Kicks como rivais diretos, o novo Tiggo 5x Pro pretende avançar num naco de mercado do Toyota Corolla Cross. A estratégia da Caoa Chery é mostrar que o seu SUV compacto é melhor, mais moderno e mais bem equipado do que a versão de entrada do Toyota.
Posicionamento do Tiggo 5x Pro
O novo Caoa Chery Tiggo 5x Pro estreia com preço promocional de R$ 154.990. Ao contrário da Stellantis, que tem apostado muito nas vendas diretas de produtos das marcas Jeep, Citroën e Peugeot (que têm produtos similares ao Tiggo 5x Pro), a Caoa Chery não pretende ser muito agressiva nessa modalidade de comercialização. Segundo os executivos da marca, as vendas diretas fazem com que o preço do carro usado caia demais, em função dos descontos no modelo zero km, afetando o valor do patrimônio do cliente.
O Tiggo 5x Pro tem um bom potencial de mercado, pois já vendeu 40 mil unidades no mundo depois desse facelift. O antigo Tiggo 5x teve 30 mil vendas no Brasil. Graças ao bom desempenho, a Caoa Chery tem se transformado não apenas num braço industrial e comercial da Chery Internacional, mas também num centro de desenvolvimento. As rodas, por exemplo, são exclusivas do mercado brasileiro. O ajuste de suspensão também.
Com uma pequena melhora nos ângulos de entrada e saída, devido ao facelift no design, o Tiggo 5x Pro deve continuar agradando aos clientes da marca, pois é confortável durante a utilização. O carro realmente tem na ergonomia o seu grande destaque. É superior, por exemplo, ao Citroën C4 Cactus, embora os dois carros contem com ajuste do volante em altura e profundidade.
O Tiggo 5x Pro mostra que a Caoa Chery está no caminho certo. Agora aguardamos o carro ficar disponível para uma avaliação completa no dia a dia, pegando estrada e enfrentando a “vida real”, para ver se ele confirma a boa impressão que tivemos neste rápido primeiro contato.
Ficha técnica
Preço: R$ 154.990
Motor: 1.4 turbo flex 4 cilindros
Potência: 150 cv a 5.000 rpm
Torque: 210 Nm de 1.450 a 4.000 rpm
Câmbio: 9 marchas CVT
Tração: 4x2 (dianteira)
Comprimento: 4,338 m
Largura: 1,830 m
Altura: 1,645 m
Entre-eixos: 2,631 m
Vão livre: 150 mm
Peso: 1.452 kg
Pneus: 225/55 R18
Porta-malas: 340 litros
Carga útil: 337 kg
Tanque: 51 litros
0-100 km/h: 10s3
Velocidade máxima: 193 km/h
Autonomia cidade: 9,9 km/l (g) e 6,9 km/l (e)
Autonomia estrada: 11,5 km/l (g) e 8,1 km/l (e)
Consumo cidade: 10,1 litros/100 km (g)
Consumo estrada: 8,7 litros/100 km (g)
Alcance cidade: 504 km
Alcance estrada: 586 km
Emissão de CO2: n/d
Lista de equipamentos de série
Exterior
DRL - Luz diurna de rodagem em LED}
Faróis (alto e baixo) em LED
Faróis com ajuste elétrico de altura
Espelhos retrovisores externos com seta integrada e desembaçador
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo
Detalhes cromados
Aerofólio traseiro
Rack de teto longitudinal
Lanterna traseira de neblina
Rodas de liga leve aro 18" com pneus 225/55 R18
Segurança
6 Airbags: frontais, laterais e de cortina
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes
Indicador de cinto de segurança para motorista e passageiro
Isofix - fixação para cadeira de criança (na segunda fileira de bancos)
Freio à disco nas 4 rodas com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS)
Monitor de pressão e temperatura dos pneus (TPMS)
Controle eletrônico de estabilidade (ESP)
Controle eletrônico de tração (TCS)
Alarme de velocidade e lembrete para descanso programáveis
Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
Alças de segurança
Imobilizador eletrônico do motor
Sistema de alarme
Interior
Acabamento interno na cor preta
Bancos com revestimento premium na cor preta
Bolsas porta revistas no encosto dos bancos dianteiros
Porta objetos nas portas
Console central dianteiro com porta copos, apoio de braço e porta objetos
Banco traseiro bipartido (60/40)
Descansa braço traseiro com porta-copos
Para-sóis com espelhos para motorista e passageiro
Conforto
Ar condicionado Dual Zone com comandos em tela sensível ao toque
Saída central de ar condicionado para os passageiros traseiros
Direção elétrica
Volante multifuncional com revestimento premium, ajuste manual de altura e profundidade
Piloto automático
Banco motorista com 6 ajustes elétricos e regulagem lombar
Controle elétrico para os retrovisores
Rebatimento elétrico dos retrovisores
Vidros elétricos nas 4 portas com anti-esmagamento, abertura e fechamento remotos
Computador de bordo
Sensor de estacionamento traseiro
Acendimento Automático dos Faróis
Faróis com função “follow me home” e "car find"
Modos Sport/Eco de condução
Assistente de partida em rampa (HHC)
Assistente de descida (HDC)
Conexão USB (2 dianteiras e 1 traseira)
Sistema de som com 6 alto-falantes
Porta óculos
Luz de cortesia dianteira, traseira e porta malas
Porta Malas com acabamento completo e assoalho reforçado
Teto solar panorâmico (vidro fixo com cortina de abertura elétrica)
Tecnologia
Sistema de chave presencial para travamento, destravamento das portas e partida do motor
Abertura e fechamento das portas por aproximação (função programável)
Partida remota do motor (Comando de Climatização à distância – CCD)
Acionamento do motor por botão
Alavanca de câmbio tipo Joystick
Freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB) e função Auto Hold
Luz ambiente panorâmica com opção de cores
Painel de instrumentos digital em tela colorida de LCD/TFT de 7"
Multimídia de 10,25" com Android Auto e Apple Car Play, bluetooth, e configuração de diversas funções do veículo
Câmeras de visão 360° HD