Novo Tiguan é velho e custa mais do que assinatura do ID.4 elétrico
Em versão única R-Line, Volkswagen Tiguan Allspace traz design exclusivo e tecnologias inéditas, mas já está defasado na Europa
O Volkswagen Tiguan Allspace já pode ser reservado e não vai ser nada barato: quase R$ 280 mil, ou R$ 66,5 mil mais caro do que o Taos Highline. A compra do Novo Tiguan custa R$ 39 mil a mais do que a assinatura do Volkswagen ID.4 elétrico por dois anos.
A marca alemã aposta no carisma do SUV de 7 lugares. Em 15 anos de história no País, o Tiguan tem mais de 60 mil unidades vendidas. Por isso, o preço na reserva é de R$ 278.990. Apesar do preço salgado, o Tiguan que vem do México já está defasado em relação ao verdadeiro Novo Tiguan, o europeu.
De qualquer forma, o Volkswagen Tiguan é um ótimo carro. Do lado de fora, a dianteira tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade exclusiva cromada com emblema da linha “R”.
Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As inéditas rodas, com detalhe diamantado de 19”, estão calçadas em pneus 235/50.
De série, o carro traz controles de tração e estabilidade, seis airbags, frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa, controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial.
A grande novidade é o Travel Assist, primeiro sistema semiautônomo (nível 2) do Tiguan Allspace. Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante. também tem Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas.
O Tiguan Allspace utiliza um motor 2.0 a gasolina de 186 cv de potência e 294 Nm de torque. A transmissão é automática de oito velocidades. Os números de desempenho, consumo e emissão de CO2 não foram revelados pela Volkswagen.
Na cabine, os bancos de couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista. E têm o emblema “R” no encosto. O volante capacitivo com botões touch, aquecimento e shift paddles tem alusão à versão R-Line na parte inferior. Há quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual.
No painel, o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, que oferece conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, navegação nativa e câmera de ré.
O ar-condicionado Climatronic Touch é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro. O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, Start&Stop, Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Para quem viaja na terceira fileira de bancos, o acesso é feito pelo rebatimento do banco traseiro. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open.
O carismático SUV da Volkswagen terá teto solar panorâmico como opcional e cinco cores como opção: Branco Puro (sólida), Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic (metálicas) e Preto Mystic (perolizada). A versão é única: R-Line