Novo Toyota RAV4 PHEV faz 35 km/l na cidade, informa Inmetro
Híbrido plug-in, que deve chegar em breve ao mercado brasileiro, apresenta diferenças consideráveis com e sem o uso da bateria
O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) atualizou sua tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e o novo documento inclui o Toyota RAV4 PHEV na lista. Isso quer dizer não só que o SUV médio está homologado, como também seu consumo médio.
De acordo com os dados do Inmetro, o Toyota RAV4 PHEV será capaz de rodar 35 km/l no ciclo urbano e 30 km/l no ciclo rodoviário. Mas esses números valem para as baterias com 100% da carga. Sem esse apoio e contando somente com o motor a gasolina, são 14 km/l e 12,9 km/l, respectivamente.
O Toyota RAV4 PHEV chegará na versão XSE, a topo de linha e trará uma configuração similar à versão HEV vendida no Brasil. O motor é o mesmo 2.5 aspirado, mas a variante PHEV tem um motor elétrico movendo as rodas traseiras. A potência combinada é de de 306 cv. O SUV "brasileiro" tem 222 cv.
O conjunto de baterias muda. Ao invés do pacote de 1,6 kWh, o Toyota RAV4 PHEV tem um 18,1 kWh. Assim, a autonomia no modo elétrico é de 55 km pelo ciclo de testes do PBEV.
O Toyota RAV4 PHEV tem faróis de LED com projetor, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, câmera de ré, oito airbags, central multimídia de 10,5 polegadas e rodas de 19 polegadas.