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Novo Uno? Não. Fiat prefere investir no Novo Argo Bio-Hybrid

Confirmação de que o Fiat Panda italiano ganhará a plataforma do Citroën C3 europeu reaquece boatos sobre volta do Uno

6 fev 2024 - 17h17
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Imagem de registro do novo Fiat Panda italiano
Imagem de registro do novo Fiat Panda italiano
Foto: Reprodução Ao Volante / Guia do Carro

Uma fonte da Stellantis informou ao Guia do Carro que a Fiat não pretende relançar o Uno no Brasil. O carro é considerado pequeno e a Fiat está focada em oferecer o Novo Argo Bio-Hybrid tão logo seja possível.

O Guia do Carro foi o primeiro site a projetar a volta do Fiat Uno ao mercado brasileiro, porém como carro elétrico, quando a marca italiana começar a resgatar modelos históricos – desejo do CEO global, Olivier François, para o final desta década (na Europa).

Os boatos sobre a volta do Uno, substituindo o Fiat Argo, apareceram depois que imagens de registro do novo Fiat Panda vazaram na Itália. O Novo Panda usará a mesma plataforma do Citroën C3 europeu, que é mais evoluída do que a usada no Brasil para o Novo C3, porque permite a fabricação de carros elétricos.

Imagem de registro do novo Fiat Panda italiano
Imagem de registro do novo Fiat Panda italiano
Foto: Reprodução Ao Volante / Guia do Carro

A mesma fonte confirmou que o Novo Argo deverá usar a plataforma CMP, da qual saem atualmente o Peugeot 208 e o Citroën C3 vendidos no Brasil. As imagens de registro vazadas na Itália também mostram o Fiat Panda com o design muito parecido ao do Citroën e-C3 europeu. No Brasil, o Uno sempre foi uma variação do Panda.

Para o Brasil, a Fiat acredita que o nome Uno ainda está associado a um carro pequeno, especialmente devido à memória afetiva do Uno Mille. Da mesma forma, o Fiat Mobi, por ter sido derivado do Uno, também reforça a associação com um veículo pequeno.

Imagem de registro do novo Fiat Panda italiano
Imagem de registro do novo Fiat Panda italiano
Foto: Reprodução Ao Volante / Guia do Carro

“No Brasil só funciona carro com o tamanho do Argo para cima”, comentou uma fonte da Fiat. Ou seja, um carro tenha no mínimo 2,52 m de distância entre-eixos. O Novo C3 brasileiro tem 2,54 m, o que favorece a intenção da Fiat de oferecer um Argo mais espaçoso. O Uno tinha 2,31 m, assim como o Mobi.

A Fiat, portanto, trabalha num Argo um pouco maior do que o atual. Como a plataforma CMP é modular, isso não será problema. Mesmo que o Argo não cresça em comprimento (4,0 m), a plataforma CMP permite melhor aproveitamento de espaço – e é isso que o Novo Argo deve oferecer.

A plataforma herdada da Peugeot-Citroën também permitirá ao Fiat Argo ganhar mais equipamentos de segurança e conveniência. Quanto à propulsão, o Novo Argo deve começar com um motor 1.0 turbo flex acoplado ao sistema Bio-Hybrid leve, para reduzir significativamente as emissões de CO2 durante a partida e em velocidade de cruzeiro. 

Projeção do Fiat Panda elétrico baseado no conceito Fiat Centoventi
Projeção do Fiat Panda elétrico baseado no conceito Fiat Centoventi
Foto: Reprodução Autocar / Guia do Carro

A imprensa especializada também fala que o Fiat Panda serve de inspiração para o futuro “SUV do Argo”, que, na verdade, já existe – e se chama Fiat Pulse. O que o Novo Argo pode ganhar é uma versão elevada, que será o seu crossover urbano (CUV).

Esse carro pode até ter outro nome, assim como os futuros modelos da Volkswagen (Yeh, derivado do Polo Track), da Chevrolet (sem nome, derivado do Onix) e da Renault (Kardian, inédito). No caso da Fiat, porém, ainda é mais provável que o nome Argo Trekking seja usado para reforçar a marca.

Guia do Carro
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