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Novo Virtus 1.0 turbo vai fazer 16,3 km/l de gasolina

Previsto para estrear no segundo semestre de 2022, novo Volkswagen Virtus terá versões de entrada equipadas com o motor 1.0 TSI do Up

8 jun 2022 - 13h31
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Novo Virtus indiano antecipa algumas novidades do sedã brasileiro
Novo Virtus indiano antecipa algumas novidades do sedã brasileiro
Foto: VW/Divulgação

Falta pouco para conhecermos o novo Volkswagen Virtus no Brasil. Junto com o novo Polo, o sedã teve os os números de consumo revelados antes do lançamento pela nova tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, que foi divulgada na última semana. Previsto para estrear no segundo semestre, o sedã terá versões de entrada equipadas com o motor 1.0 turbo do Up, que terão foco no baixo consumo de combustível.

De acordo com o Inmetro, o novo Virtus equipado com o motor 1.0 turbo do Up terá versões com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. No caso da configuração com transmissão manual, os números são de 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com etanol, e de respectivos 13,8 km/l e 16,3 km/l com gasolina. Com isso, o novo sedã será um dos carros a combustão mais econômicos do Brasil.

Novos Volkswagen Polo e Virtus terão versões com motor 1.0 TSI do Up
Novos Volkswagen Polo e Virtus terão versões com motor 1.0 TSI do Up
Foto: VW/Divulgação

Na prática, os números são superiores aos do Hyundai HB20S 1.0 turbo, que faz até 16 km/l na estrada com gasolina. Por outro lado, ainda ficam abaixo do Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo, que faz até 17 km/l no mesmo cenário. Já quando equipado com câmbio automático, os números do novo Volkswagen Virtus são de 8,7 km/l e 11,0 km/l com etanol, e de 12,4 km/l e 15,6 km/l com gasolina.

Em relação ao índice de eficiência energética do Inmetro, o novo Virtus TSI manual terá nota “A” em seu segmento e “B” no ranking geral. Já o sedã com câmbio automático tem classificação “B” nos dois índices, tanto no segmento de sedãs compactos como no geral. No entanto, ao contrário do que imaginávamos anteriormente, o motor 1.0 TSI de 105 cv e 164 Nm deve ganhar algumas mudanças nos números de potência e torque.

As novidades seriam para atender às novas regras de emissões de poluentes do Proconve L7, que entraram em vigor no início deste ano. Além do motor do Up, a nova tabela do Inmetro indica que o novo Virtus deve manter os atuais motores 1.0 TSI de 128 cv nas demais versões e o 1.4 TSI de 150 cv na esportiva GTS, sempre com câmbio automático de 6 marchas. 

Novo Virtus indiano traz lanternas com acabamento escurecido
Novo Virtus indiano traz lanternas com acabamento escurecido
Foto: VW/Divulgação

Por fora, o novo Virtus deve ganhar as mesmas novidades que estrearam no modelo apresentado recentemente na Índia. No entanto, a versão brasileira pode contar com os mesmos faróis de LED do Nivus. Na traseira, as lanternas terão novas luzes de LED e efeito escurecido. Por dentro, o sedã de modelos pode ganhar novos materiais de acabamento e o novo volante do Nivus, além de painel de instrumentos digital em todas as versões.

Virtus indiano: detalhes de acabamento em vermelho
Virtus indiano: detalhes de acabamento em vermelho
Foto: VW/Divulgação

Em relação aos equipamentos de segurança, o novo Volkswagen Virtus também deve ganhar airbags de cortina, além de piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência (AEB) de série. Todos esses itens já são oferecidos no Nivus e T-Cross, que assim como o Virtus, também derivam do hatch Polo. Os novos Volkswagen Polo e Virtus devem chegar ao mercado em meados de julho ou agosto deste ano.

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