Novo Virtus tem 5 versões e motor inédito; veja os preços
Depois de meses de expectativa, novo Volkswagen Virtus 2023 estreia com novos equipamentos, além de versão e motor inéditos
Após inúmeros flagras e rumores na internet, o novo Volkswagen Virtus foi revelado oficialmente pela montadora alemã na noite desta quinta, 2, em Buenos Aires (Argentina). Com mudanças por dentro e por fora, o novo sedã chega ao mercado em março com preços que partem de R$ 103.990 e em cinco versões, com destaque para a nova versão topo de linha Exclusive.
Por fora, o visual traz praticamente as mesmas linhas que já conhecíamos no Virtus já vendido na Índia e no México. Buscando se diferenciar do Polo – modelo do qual deriva – o novo Virtus traz design diferente do hatch, com faróis mais finos e com assinatura visual em LED. Eles são os mesmos do Nivus, que atua em uma faixa de preços superior. A tentativa é a de dar maior refinamento ao sedã compacto.
A grade dianteira também é mais fina, enquanto o para-choque traz grandes entradas de ar e luzes de neblina verticais e um friso cromado. Na lateral, as novidades são as novas opções de rodas com design inédito – de 18’’ na topo de linha Exclusive, enquanto na traseira, as lanternas contam com acabamento escurecido e luzes de LED. A tampa do porta-malas agora traz o novo logotipo da Volkswagen e o nome Virtus em posição central.
Ao todo, o novo Volkswagen Virtus estreia com cinco opções de cores: Azul Biscay, Branco Cristal, Cinza Platinum, Preto Ninja e Prata Sirius. Por dentro, o acabamento ganhou revestimentos com costuras duplas no painel e nas portas. Os bancos são revestidos em couro a partir da versão Comfortline. O volante e a manopla de câmbio também são novos.
Além disso, todas as versões trazem painel de instrumentos digital (de 8” ou 10,25’’), enquanto a central multimídia é a VW Play de 10,1’’ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Uma novidade é a estreia do carregador de celular por indução e duas entradas USB tipo C.
Dentre os equipamentos, o novo Volkswagen Virtus ficou bem mais recheado que o irmão Polo. Desde a versão de entrada, o sedã conta com seis airbags de série (frontais, laterais e de cortina). Dependendo da versão, o Virtus ainda oferece ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Frenagem de Manobra, Detector de Fadiga e Sistema de Frenagem Pós-Colisão.
Sob o capô, o destaque fica para a nova opção 1.0 170 TSI, que é a mesma que estreou no novo Polo no fim do ano passado. Com foco em economia de combustível, ela oferece 116 cv e 170 Nm, e é oferecida em opções com câmbio manual ou automático, ambas de 6 marchas.
Ao contrário do hatch, o Virtus manteve a opção do 1.0 turbo de 128 cv e 200 Nm, que equipa as versões intermediárias Comfortline e Highline. Por fim, a topo de linha Exclusive conta com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm. Em todos os casos, o câmbio é um automático de 6 marchas.
O novo Volkswagen Virtus estreia em 5 versões, com destaque para a nova topo de linha Exclusive, que substitui a esportiva GTS – que agora fica restrita ao hatch Polo. Com apelo mais requintado, a nova configuração traz detalhes de acabamento exclusivos em cinza escuro, como a grade dianteira em formato colmeia e o interior escurecido.
A nova versão topo de linha estreia ainda no primeiro semestre e busca atrair compradores do sedã médio Jetta, que é vendido no Brasil apenas na variante GLI. As demais variantes chegam ao mercado já em março.
Preços do VW VVirtus 2023
Virtus 170 TSI MT - R$ 103.990
Virtus 170 TSI AT - R$ 112.990
Virtus Comfortline 200 TSI AT - R$ 121.990
Virtus Highline 200 TSI AT - R$ 130.030
Virtus Exclusive 250 TSI AT - R$ 144.990