Novo Volkswagen Golf GTI brilha no Rock in Rio e está chegando
Ainda em fase de estudos para o Brasil, novo Volkswagen Golf GTI de oitava geração é a estrela da marca alemã no festival Rock in Rio
O Volkswagen Golf é a grande estrela da marca alemã no Rock in Rio. Como parte das comemorações pelos 50 anos do Golf, a Volkswagen trouxe uma unidade do hatch para o festival de música, do qual é patrocinadora. No entanto, oficialmente, o modelo segue apenas em estudos para a venda no Brasil.
Trata-se da mesma unidade do Golf flagrada no último mês sem camuflagem no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), da versão GTI MK8,5 (pós-facelift).
Reestilizada no começo do ano, a oitava geração do Volkswagen Golf nunca deu as caras oficialmente no Brasil. Há rumores do retorno do hatch desde o fim do ano passado, até mesmo com declarações de executivos da marca sobre uma possível volta. É só uma questão de tempo para a Volkswagen lançá-lo. Se não, por que tanta promoção?
Mesmo sem ser vendido oficialmente no país, o Golf é um dos carros mais importados de forma independente, e há cerca de 15 unidades desta geração rodando pelo país, todas com visual pré-facelift.
Lançada em 2019, a oitava geração do Volkswagen Golf é feita na Alemanha e na China. Na última reestilização, ganhou novos faróis de led e grade mais finos, além de novos para-choques, rodas e lanternas.
Por dentro, a novidade principal é a nova central multimídia de 14,9” com integração com o Chat GPT. Em relação à motorização, a versão GTI traz o conhecido motor 2.0 TSI, que ganhou melhorias para oferecer 265 cv e 370 Nm, sempre com tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas.
Na versão R, o mesmo motor oferece 333 cv, só que a tração passa a ser integral nas quatro rodas. Essas são as duas versões do Golf mais cotadas para virem ao Brasil.
Oficialmente, a Volkswagen não confirma a venda do novo Golf GTI no Brasil. No entanto, com a presença do hot hatch no Rock in Rio, as expectativas pelo retorno do modelo ficam cada vez maiores.
Vendido no Brasil até 2020, o Golf custa cerca de 45 mil euros na Europa, um valor aproximadamente de 270 mil reais em conversão direta. Com impostos e custos de frete, os preços no Brasil dificilmente sairiam por menos de 300 mil reais.