Novo Volkswagen Golf GTI chega em 2026 e será 100% elétrico
Designer da Volkswagen antecipa informações do próximo Golf GTI, que será baseado no conceito ID GTI e que pode chegar ao Brasil
Distante do Brasil desde 2020 mas firme e forte na Europa, o Volkswagen Golf GTI terá um futuro eletrizante. De acordo com uma postagem do chefe de design da marca, Andreas Mindt, a nona geração do hot hatch será 100% elétrica e chega em 2026 à Europa. O novo VW Golf GTI pode ser baseado no conceito ID GTI e pode chegar ao mercado brasileiro.
Em seu post no Instagram, Andreas postou uma esboco do primeiro Golf GTI de 1975 e o conceito ID GTI. "O Golf GTI foi apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 1975, com uma produção de 5 mil unidades. Até hoje, vendemos mais de 2,8 milhões. Em 2026, vamos revelar uma versão elétrica desse modelo icônico", afirma a postagem.
Com isso, é possível prever que a próxima geração do Golf deve contar com elementos em comum com o conceito ID GTI revelado em setembro deste ano. Vale lembrar que o próprio conceito já traz alguns itens que remetem ao Golf GTI original, como o layout personalizado do painel de instrumentos digital.
O próximo Golf GTI será feito sobre a plataforma modular SSP, que é uma evolução da atual MEB usada pela Volkswagen. Muitos detalhes técnicos sobre o modelo ainda são um total mistério, mas é provável que o hot hatch ofereça mais do que os 245 cv do Golf de oitava geração.
Previsto para chegar ao mercado europeu em 2026, o VW Golf GTI de nona geração tem chances de ser vendido no Brasil. Isso porque a versão de produção do ID.2 All – modelo no qual ele pode ser baseado – já teve a estreia confirmada para o país. Antes disso, no entanto, a VW deve lançar uma reestilização do Golf atual, que não é vendido no Brasil.