Novo Volkswagen Golf remodelado será apresentado em janeiro
Volkswagen diz que “2024 será o ano do Golf”, dá detalhes sobre o lançamento e deixa implícito que o modelo será importado
O novo Golf será apresentado em janeiro na Europa e provavelmente chegará ao Brasil em 2024 e comemora 50 anos de produção.
Um remodelado Volkswagen Golf será apresentado oficialmente no final de janeiro, na Europa. A informação foi confirmada pela VW do Brasil, que deixou implícito em seu comunicado que o novo Golf será importado para o país. O Golf comemora 50 anos de produção em 2024.
Mais de 37 milhões de Golf foram produzidos desde o seu lançamento, em 1974, como best-seller da marca para ocupar o lugar do Fusca (VW Käfer na Alemanha). O hatchback mais vendido da Europa está em sua oitava geração. “O Golf é o coração da marca Volkswagen”, diz um comunicado da montadora alemã.
No ano do seu 50º aniversário, o facelift do VW Golf vai trazer detalhes visuais refinados, novos sistemas de assistência e motorização, além de nova central multimídia. A pré-venda na Europa está programada para o segundo trimestre de 2024. É possível que ainda em 2024 o novo Golf faça sua estreia no Brasil, importado, provavelmente na versão esportiva GTI.
Quando substituiu o Fusca, em 1974, o Golf inovou por trazer motor dianteiro e tração dianteira. Em apenas dois anos (1976) o carro chegou a 1 milhão de unidades vendidas. Hoje ele é o Volkswagen mais vendido em todos os tempos – e também um ícone, como seu antecessor.
No Brasil, o Volkswagen Golf desembarcou em sua terceira geração, em fevereiro de 1994 – o Plano Real ainjda era uma incógnita, Ayrton Senna era vivo e a Seleção Brasileira ainda não era tetracampeã de futebol. Em sua trajetória no País, foi importado do México, da Alemanha, e chegou a ser produzido na fábrica da Volkswagen no Paraná.
A Garagem VW II, acervo de carros históricos na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, guarda uma unidade do Golf GTI VR6, modelo esportivo e limitado, fabricado no Brasil. Trata-se de uma unidade feita em 2003, que serviu como carro de teste do Departamento de Imprensa e posteriormente foi incorporada ao acervo Volkswagen.