Novo Volkswagen GTI será um verdadeiro "kart elétrico"
Executivo de alto escalão da marca diz que o modelo será extremamente divertido e "muito mais do que apenas potente"
A Volks trabalha para que o primeiro carro elétrico de sua história com a sigla GTI seja realmente divertido - e não apenas potente e sem qualquer tipo de acerto dinâmico
A Volks trabalha forte para lançar um carro elétrico divertido e que tenha qualidades para ostentar a sigla GTI. O carro será chamado de ID. GTI e, por enquanto, sabe-se apenas que ele não chegará perto de ter 300 cv.
Outras informações já reveladas dão conta de que ele terá tração dianteira - mesmo feito sobre a plataforma MEB - e deverá entrar em produção a partir de 2026.
Será a primeira vez que o emblema GTI será usado em um carro elétrico da marca. Quem garantiu essas informações foi Kai Grünitz, membro do conselho da VW e chefe técnico da empresa, em entrevista à Autocar.
"O GTI está vivo e vamos mantê-lo vivo. O emblema GTI é sobre paixão, e quando começamos a olhar para ideias de um GTI elétrico, sabíamos que era mais do que ter apenas potência", revelou o executivo.
Por enquanto, vale lembrar, nessa fase transitória de eletrificação a Volks só usou as siglas GTE - no caso do Golf híbrido, por exemplo - e GTX (para o ID.5, que tinha tração nas quatro rodas).
Isso posto, o futuro ID.GTI será uma espécie de ID.2 esportivo - ou seja, um hatch que tem mais tamanho de Polo do que de Golf.
Grünitz foi além. "Com um carro elétrico, adicionar potência é fácil, mas não precisamos de 300 ou 350 cv. Com um GTI, a dirigibilidade é mais importante do que a potência. Esse carro será um verdadeiro kart. Já dirigi um protótipo... E é realmente incrível", finalizou o executivo. A estimativa é de que esse carro surja oficialmente em menos de dois anos.
