Novo Volkswagen Jetta GLI 2025 é confirmado para o Brasil
Com visual mais moderno e bonito, novo Volkswagen Jetta GLI mantém o conhecido motor 2.0 TSI de 231 cv e deve chegar até o início de 2025
O Volkswagen Jetta vai mudar em breve no Brasil. A novidade foi confirmada pelo presidente da marca alemã no país, Ciro Possobom, à revista Autoesporte. Revelado no fim de junho nos EUA, o novo Jetta ganhou dianteira e traseira redesenhadas, assim como um interior renovado. A estreia no Brasil deve ocorrer entre o fim deste ano e o começo de 2025, apenas na versão esportiva GLI, que é a única vendida atualmente no país.
É importante ressaltar que Ciro não comentou sobre uma possível data de lançamento, confirmando apenas a chegada do novo Jetta. Como o sedã médio é feito no México, a mudança não deve demorar para acontecer, bastando o fim dos estoques do modelo atual e possíveis mudanças de homologação do Jetta no Brasil.
Lançada em 2018, a atual geração do Volkswagen Jetta já teve um facelift em 2021 e acaba de mudar novamente. Na dianteira, o sedã ganhou novos faróis de LED e grade frontal de formato menor do que o modelo atual, de aspecto mais minimalista. Assim como nos carros mais recentes da marca, os faróis são interligados por uma barra de LED na grade.
Logo acima dos faróis, o modelo ganhou uma peça plástica na cor da carroceria. O para-choque também é novo, e traz entradas de ar com estilo colmeia e um friso na cor vermelha na versão GLI. As demais versões do Jetta trazem um friso prateado e grade em estilo pontilhado. Na lateral, há novas rodas e o logotipo GLI abaixo dos retrovisores.
Já na traseira, as lanternas de LED ganharam novos elementos internos e são interligadas por uma barra horizontal. Logo abaixo do emblema da Volkswagen, o modelo traz o nome Jetta em posição centralizada – na versão esportiva, há o logotipo com a sigla GLI. Por dentro, o novo Jetta também ficou mais moderno. A central multimídia de 8" passa a ser destacada do painel, e tem aspecto flutuante.
No Brasil, o sedã deve manter a multimídia VW Play, que tem tela maior, de 10". O painel digital é o mesmo do modelo anterior, e há novas saídas de ar maiores. Outra novidade são os comandos touch do ar digital de duas zonas, que substituem os antigos controles por botão. Além disso, também há novas padronagens de revestimentos internos e mais recursos de condução semi autônoma.
Sob o capô, o sedã manteve os atuais motores. Ou seja, a versão GLI segue com o 2.0 turbo de 231 cv e 350 Nm, que pode ser associado ao câmbio DSG automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. Nos EUA, ainda há a opção de câmbio manual de 6 marchas e um sistema de suspensão adaptativa opcional.
No Brasil, apenas a versão com DSG deve ser vendida, uma vez que não há tanta procura por carros manuais no segmento do Jetta. Como o modelo é importado do México, a linha 2025 não deve demorar para chegar ao Brasil, desembarcando no país até o início do ano que vem. Os preços devem ficar na casa dos R$ 250 mil, como o Jetta atual (R$ 245.390).