Novo Volkswagen Tera pode contar com motor 1.0 flex do Polo Track
Principal lançamento da marca no Brasil em 2025, novo Volkswagen Tera deve chegar ao mercado em março com motores 1.0 aspirado e turbo
O Volkswagen Tera tem planos ambiciosos para o Brasil. Principal novidade da marca alemã no país em 2025, o modelo inédito deve chegar ao mercado em março e deve contar com o motor 1.0 flex aspirado de 84 cv do Polo Track em suas versões de entrada. E o motivo é a busca pela liderança no segmento de SUVs compactos. As informações são da revista Autoesporte.
Com base em documentos vazados e em flagras mais recentes do modelo, a revista adiantou que o novo Volkswagen Tera deve contar com o motor 1.0 aspirado de 77/84 cv (gasolina/etanol) e 94/120 Nm (g/e) do Polo e Polo Track na versão de entrada, que se chamará MPI. Neste caso, o câmbio será um manual de cinco marchas.
O plano é fazer do novo Volkswagen Tera um dos SUVs mais em conta do Brasil, algo semelhante ao que a Citroën fez com o Basalt, que oferece o motor 1.0 Firefly de 75 cv na versão de entrada. A versão de entrada do Tera vai contar com calotas e acabamento mais simples. Logo acima, as demais versões do VW Tera devem contar com o motor 1.0 turbo flex de 109/116 cv (g/e) e 165 Nm, também do Polo.
No entanto, esse motor deve ser associado a um câmbio manual de cinco marchas ou a um automático de seis marchas, dependendo da versão. Os valores das versões turbinadas devem ficar um pouco acima dos preços do Fiat Pulse e do Renault Kardian. O Volkswagen Tera também será vendido em outros países da América Latina, sempre com produção em Taubaté (SP).
O modelo compartilha a plataforma MQB-A0 com o Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. O design foi projetado no Brasil, e terá linhas inspiradas nos SUVs europeus da montadora. Na dianteira, os faróis de led serão os mesmos do novo Nivus, mas com diferenças na assinatura visual.
A lateral terá linha de cintura ascendente e rodas de até 17”. A grade frontal e o para-choque são inspirados no Tiguan europeu. Na traseira, as lanternas em LED interligadas por uma barra horizontal sem iluminação, e a placa ficará no para-choque. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado.