Novo Volvo XC40 "vaza" no site da marca; veja o que muda
Flagrado recentemente em testes na Europa, novo Volvo XC40 é revelado em configurador da marca sueca com mudanças pontuais no design
O Volvo XC40 está prestes a ganhar novidades no mercado europeu. Flagrado recentemente em testes na Europa, o novo SUV reestilizado foi revelado antes da hora pelo próprio configurador da montadora sueca, que ainda não anunciou oficialmente as mudanças. Com novidades pontuais por dentro e por fora, o novo XC40 passa a adotar a mesma dianteira do SUV cupê elétrico C40 e deve chegar ao Brasil ainda em 2022.
As novidades se concentram na dianteira do novo Volvo XC40. Assim como no cupê C40, os faróis de LED passam a adotar contornos mais angulares na parte próxima à grade dianteira, que também mudou. Nas versões elétricas, a peça manteve o design fechado, mas ganhou uma discreta tomada de ar na parte inferior. Já nas opções a combustão, a grade adota contornos pontilhados quase idênticos ao modelo anterior.
O para-choque dianteiro também é novo, e traz entradas de ar laterais em formato triangular e vincos marcantes na parte inferior. Na lateral, a única novidade são as novas rodas de liga-leve com design inédito. Elas podem variar de 17’’ a 20’’, dependendo da versão. Completando as novidades estéticas, o novo XC40 perdeu as saídas de escapamento aparentes nas versões a combustão e ganhou novas opções de cores para a carroceria.
Por dentro, o novo Volvo XC40 ganhou novos materiais de acabamento e padrões de texturas nas portas e no console. Os bancos contam com opções de revestimento ecológico. Assim como nas versões elétricas, o painel de instrumentos é digital e tem elementos 3D. Já a central multimídia utiliza sistema desenvolvido em parceria com a Google com base no Android.
Sob o capô, não há modificações. Na Europa, o XC40 é vendido em versões a combustão, híbridas – plug-in ou não – e em configurações 100% elétricas, incluindo uma opção equipada com apenas um motor elétrico de 231 cv no eixo dianteiro e com alcance de até 433 km. No entanto, a versão esportiva R-Design tem futuro incerto, uma vez que é a única que ainda aparece com o visual antigo no configurador da marca.
Por se tratar de um carro importado, o novo Volvo XC40 não deve demorar para chegar ao Brasil. No país, o modelo é vendido desde o início deste ano apenas na versão 100% elétrica topo de linha. Batizada de Pure Electric P8, ela é equipada com dois motores elétricos de 204 cv cada um, o SUV oferece 408 cv e 660 Nm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. O alcance elétrico é de 418 km e a velocidade máxima é limitada a 180 km/h. O preço é de R$ 409.950.