Novo VW Golf GTI Clubsport é revelado com 300 cv na Europa
Versão mais radical do Golf GTI, novo Clubsport estreia em Nürburgring com novidades no visual e chega aos 267 km/h de velocidade máxima
Depois de divulgar um teaser do hot hatch, a Volkswagen revelou oficialmente o novo Golf GTI Clubsport na última semana, durante as 24 Horas de Nürburgring. Com mudanças no visual e na tecnologia, o novo Golf GTI Clubsport tem 300 cv e é a versão com tração dianteira mais potente da história do hatch, que completa 50 anos em 2024.
Distante do Brasil há quase quatro anos, o Golf GTI Clubsport ganhou para-choques redesenhados, novos faróis de LED escurecidos com a tecnologia IQ.Light, um novo aerofólio e uma grade iluminada por LEDs. Outra novidade é o logotipo da VW, que também é iluminado por LEDs, e as faixas laterais abaixo das portas dianteiras.
Na dianteira, as entradas de ar são maiores do que a versão GTI convencional. Na traseira, o spoiler também é maior e mais destacado da carroceria. Já o acabamento conta com detalhes na cor preta, e não na cor da carroceria. As rodas de 19" trazem design que lembram as peças que equipavam o Golf GTI de quinta geração.
Como opcional, ainda é possível equipar o hot hatch com rodas de 19" da Warmenau, que pesam apenas 8 kg cada uma, e também com o sistema de escapamento esportivo Akrapovic, que oferece um ronco mais encorpado ao motor. O recurso também é oferecido como opcional no Golf R.
No interior, a principal novidade deve ser a nova central multimídia de até 12,9" com Android Auto, Apple CarPlay e Chat GPT integrado para funções de conforto, segurança e informação. Já o painel de instrumentos digital tem tela de 10,2". Fecham as novidades as novas padronagens de revestimentos de bancos e detalhes de acabamento.
Sob o capô, o novo Golf GTI Clubsport traz o conhecido motor 2.0 TSI EA888, que manteve os 300 cv de potência e 400 Nm de torque, que ainda são números superiores aos 265 cv do GTI convencional. Sempre com tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas (DSG), o novo Golf GTI Clubsport vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.
Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h – mas pode chegar aos 267 km/h quando equipado com o pacote opcional Race, que inclui amortecedores adaptativos e até mesmo um modo de condução projetado especialmente para Nürburgring. Os preços do novo VW Golf GTI Clubsport ainda não foram revelados.
O hot hatch deve chegar ao mercado europeu até o segundo semestre deste ano, antes da versão R, que também deve ir além dos 320 cv do modelo atual. Distante do Brasil desde 2020, o Golf está em fase de estudos para o país nas versões esportivas GTI e R, para concorrer com o Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R.