Novo VW Golf R 2025 fica mais potente e pode vir ao Brasil
Com novidades pontuais no design, novo Volkswagen Golf R ganha motor mais potente e tem até versão perua que chega aos 270 km/h na Europa
Depois de revelar as demais versões do hatch ao longo do ano, foi a vez da Volkswagen lançar o novo Golf R na Europa. Com mudanças no visual e na tecnologia, o novo Golf R tem 333 cv e é a versão mais potente da história do modelo, que completa 50 anos em 2024. Cogitado para o Brasil, o novo Volkswagen Golf R estreia com carrocerias hatch e perua.
As mudanças estéticas seguem o padrão antecipado pelas demais versões do Golf. Com isso, o hot hatch ganhou novos faróis de LED escurecidos com a tecnologia IQ.Light, que agora são interligados pela grade iluminada por LEDs. Outra novidade é o logotipo da VW, que também é iluminado.
Na dianteira, o para-choque também é novo, e conta com entradas de ar maiores e com detalhes em black piano. Na traseira, as lanternas em LED com a tecnologia IQ.Light também são novas. Como opcional, o Golf R ainda oferece um pacote de desempenho, que adiciona um spoiler maior, um extrator de ar e sistema de escapamento Akrapovic.
Na lateral, os retrovisores contam com acabamento prateado fosco e as rodas são de até 19” com peso de apenas 8 kg cada uma. Como opcional, o novo Golf R ainda conta com o pacote Black Line, que conta com detalhes escurecidos no acabamento.
No interior, a principal novidade é a nova central multimídia de até 12,9" com Android Auto, Apple CarPlay e Chat GPT integrado para funções de conforto, segurança e informação. Já o painel de instrumentos digital tem tela de 10,2". Fecham as novidades as novas padronagens de revestimentos de bancos e detalhes de acabamento que imitam fibra de carbono.
Sob o capô, o novo Golf R traz o conhecido motor 2.0 TSI EA888, que subiu de 320 cv para 333 cv de potência, a mesma oferecida nas versões especiais 20 Years R e R 333 anteriormente. Além disso, são 420 Nm de torque, sempre com tração integral nas quatro rodas 4Motion e o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas.
Com este conjunto, o novo Golf R vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos na versão hatch – 4,8 segundos na perua Variant – e chega aos 250 km/h de velocidade máxima limitados eletronicamente. Quando equipado com pacote R-Performance, a velocidade aumenta para 270 km/h, e o Golf R passa a oferecer os modos de condução Drift e Special. O novo Golf R ainda conta com amortecedores adaptativos de série e bloqueio eletrônico do diferencial.
Os novos Volkswagen Golf R e Golf R Variant chegam ao mercado europeu a partir de julho, com preços iniciais de 53.795 euros (Golf), e 55.065 euros (Golf Variant) na Alemanha. Em conversão direta, os valores são de cerca de R$ 316 mil e R$ 324 mil, respectivamente. Distante do Brasil desde 2020, o Golf está em fase de estudos para o país nas versões esportivas GTI e R, para concorrer com o Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R.