Novo VW Passat sedã é revelado e será exclusivo da China
Vendida como Magotan no país asiático, nova geração do Volkswagen Passat sedã terá um motor 2.0 turbo de 217 cv e será exclusiva da China
Distante do Brasil e da Europa, o Volkswagen Passat sedã terá uma nova geração na China, com design diferente da versão Variant europeia, motor 2.0 TSI de 217 cv e possíveis versões híbridas.
Distante do Brasil desde 2020, o Volkswagen Passat sedã terá novidades importantes na China. Ao contrário da Europa, que recebeu uma nova geração do modelo apenas na versão perua Variant, a China será o único país com a versão sedã, que é chamada de Magotan no país asiático.
O modelo apareceu em uma inédita versão alongada sem disfarces antes do lançamento local, ainda em fotos de homologação do Ministério da Indústria e Informação Tecnológica (MIIT) chinês. Vale lembrar que, no país oriental, todo carro novo precisa ser homologado no MIIT, que tem acesso público.
Apesar de ser exclusivo da China, o novo sedã da Volkswagen traz alguns elementos em comum com o Passat Variant. Dentre eles, estão as portas, a plataforma e algumas partes da carroceria. No entanto, o design difere bastante entre os dois modelos tanto na dianteira como na traseira.
Enquanto o Passat Variant europeu conta com faróis dianteiros mais arredondados e uma grade de dimensões pequenas, o sedã chinês aposta em linhas retas. Na parte frontal, os faróis trazem design mais retangular, e são interligados por um friso horizontal que atravessa a grade dianteira. Na traseira, as lanternas de LED são interligadas e trazem elementos internos em formato de "X".
A tampa do porta-malas abriga a placa e o nome Magotan em posição centralizada. Vale ressaltar que há dois Passat vendidos na China. Um deles é o modelo americano, que é vendido pela joint-venture SAIC/VW. Já o modelo europeu é vendido pela FAW/VW, e sempre foi conhecido como Magotan.
O interior do sedã não foi revelado nas imagens de homologação, mas é provável que o novo VW Magotan siga o padrão do Passat Variant, que traz painel digital e uma central multimídia de aspecto flutuante e tela de até 15". Sob o capô, o Magotan chinês terá inicialmente um motor 2.0 TSI de 217 cv. Também são esperadas novas versões híbridas.
Previsto para estrear na China ainda este ano, o novo Volkswagen Magotan não tem chances de chegar ao Brasil. Isso porque o segmento em que atua é dominado por marcas de luxo no país. Já na Europa, as chances do retorno do Passat sedã são remotas, uma vez que o modelo europeu foi substituído pelo sedã elétrico ID.7.