Novo VW Taos é flagrado em testes e deve ser lançado em 2024
Com novidades no design e melhorias no acabamento, novo Volkswagen Taos aparece em flagra e deve ser revelado nos próximos meses nos EUA
O ano dos SUVs da Volkswagen está agitado. Pouco depois do lançamento do novo T-Cross no Brasil e do Tayron na China, parece que o próximo a ganhar novidades será o Taos. É o que indicam novas imagens do modelo camuflado em testes na Europa. Lançado em 2021 no Brasil, o SUV médio deve ser reestilizado nos próximos meses.
As imagens divulgadas pelo site Carscoops revelam que a versão em testes é destinada ao mercado norte-americano. Isso é evidenciado pelos piscas na cor laranja nos faróis e os logotipos SEL e 4Motion, que indicam uma versão do Taos vendida nos EUA e a presença de tração integral nas quatro rodas, que não está disponível no SUV vendido no Brasil.
Produzido na Argentina e no México, o novo Taos pode ser uma das quatro novidades que a Volkswagen confirmou para o mercado brasileiro em 2024. As outras são o novo T-Cross, a picape Amarok reestilizada – que chega em julho ou agosto – e o Nivus GTS. Com isso, é provável que o SUV chegue ao mercado brasileiro ainda este ano, pouco depois dos EUA.
Na dianteira, o novo Taos deve seguir um caminho diferente do VW Tharu chinês, modelo do qual deriva. Apesar da camuflagem, é possível ver que o para-choque terá linhas diferentes, com entradas de ar e vincos inspirados no novo Tiguan europeu. Os faróis também devem ser menores do que o SUV vendido no mercado asiático.
Na lateral, as rodas devem ser as únicas novidades. Já na traseira, o Taos terá novas lanternas de LED interligadas por uma barra horizontal. Ela atravessará a tampa do porta-malas, que também deve ganhar novos vincos. No interior, o criticado acabamento deve ganhar materiais mais refinados, com mais superfícies emborrachadas.
Sob o capô, o Taos vendido no Brasil deve ser um dos primeiros carros a estrear o novo motor 1.5 TSI Evo2, que terá tecnologia híbrida. No entanto, é provável que o modelo reestilizado chegue inicialmente ao mercado com o atual motor 1.4 turbo de 150 cv. Já o atual câmbio automático de 6 marchas deve ser mantido.
O novo Volkswagen Taos deve ser revelado nos EUA até o terceiro trimestre deste ano, chegando ao México em seguida. Como o SUV vendido no Brasil é produzido na Argentina, pode ser que o lançamento na América do Sul demore mais alguns meses, provavelmente até o fim de 2024.