Novo VW Tiguan 2025 é revelado nos EUA e virá em breve ao Brasil
Totalmente renovado, novo Volkswagen Tiguan vendido nos EUA estreia com 204 cv e com diferenças de design em relação ao modelo europeu
Depois de muita expectativa, a Volkswagen finalmente revelou na última quinta-feira, 21, o novo Tiguan para os Estados Unidos. Baseado na terceira geração do Tiguan europeu, o SUV é uma das atrações da marca alemã para o Salão do Automóvel de Los Angeles, que acontece nas próximas semanas. O novo Volkswagen Tiguan vendido nos EUA pode adiantar o futuro do modelo no mercado brasileiro.
Produzido em Puebla (México), o novo Volkswagen Tiguan vendido nos EUA tem algumas diferenças de design em relação ao modelo europeu. Basicamente, a versão americana do modelo é um Tayron encurtado, com leves mudanças na dianteira, lateral e traseira em relação ao Tiguan europeu. A grade frontal, por exemplo, é mais fina. Os faróis também trazem novo formato, e a tecnologia IQ.Light.
Na lateral, as rodas variam entre 17” e 20", dependendo da versão. Também há um friso na parte superior das janelas, que interliga a lateral ao vidro traseiro. Na traseira, as lanternas de LED são interligadas como no Tiguan europeu, mas trazem novo arranjo interno de luzes e novo formato na região da tampa do porta-malas. O modelo ainda ficou 77 kg mais leve do que o Tiguan anterior.
Assim como nos lançamentos mais recentes da marca, o logotipo da Volkswagen é retroiluminado por LEDs. Conforme o Guia do Carro havia adiantado em julho deste ano, apesar do modelo ser baseado no Tayron, o SUV manteve o nome Tiguan nos EUA, o que pode indicar o mesmo no Brasil.
Medindo 4,68 m de comprimento, o novo Tiguan americano é 13 cm mais comprido do que o Tiguan europeu (4,55 m). O entre-eixos também é maior, e mede 2,79 m, contra 2,68 m do Tiguan europeu. Outras medidas: 1,85 m de largura e 1,66 m de altura.
No entanto, os EUA terão – ao menos inicialmente – o novo Volkswagen Tiguan apenas na versão com entre-eixos mais curto e de 5 lugares. Na Europa, o novo Volkswagen Tayron substituiu o Tiguan Allspace, que era a única versão do SUV disponível no continente americano. Ambos os modelos são feitos sobre a plataforma modular MQB Evo.
O interior segue o padrão do Tiguan europeu, que traz painel digital de 10,25" e multimídia de 12,9" de série. Como opcional, há uma central multimídia ainda maior, de 15”. Também há head-up display, iluminação ambiente e 10 airbags, além de ar-condicionado digital de duas ou três zonas de temperatura.
O novo Tiguan ainda terá uma série de equipamentos de assistência ao condutor, como ACC, sistemas de alerta, manutenção e centralização em faixa, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres e ciclistas, park assist plus, câmera de ré, leitor de placas de estrada, entre outros.
Como opcional, sistema de som Harman-Kardon, bancos de couro com ajustes elétricos, massagem e ventilação, entre outros. Sob o capô, todas as versões terão inicialmente o motor 2.0 turbo EA888 de 204 cv e câmbio automático de oito marchas. A tração pode ser dianteira ou integral nas quatro rodas.
Os preços e as versões só serão revelados nos próximos meses, uma vez que o novo Volkswagen Tiguan deve chegar ao mercado americano apenas no início de 2025. A princípio, a marca alemã não revelou se o México também produzirá a versão de sete lugares do modelo, que substitui diretamente o Tiguan Allspace no mercado europeu.
Caso essa versão não seja produzida no México, existe a chance dele ser um dos dois novos carros que a Volkswagen fará na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) daqui a alguns anos. Isso porque a montadora alemã fará a nova plataforma MQB Hybrid e o motor 1.5 TSI híbrido no país. Outra possibilidade é a do novo Tiguan chegar importado ao Brasil somente na versão de cinco lugares.