Novo VW Tiguan é lançado no México e adianta futuro do SUV no Brasil
Totalmente renovado, Volkswagen Tiguan vendido no México estreia com motor 1.4 TSI e diferenças de design em relação ao modelo europeu
Poucos meses depois de ser revelado nos EUA, o novo Volkswagen Tiguan acaba de chegar ao mercado mexicano. Com mudanças visuais e porte maior do que o Tiguan europeu, a nova geração do SUV estreia em três versões, sempre equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm. O novo Volkswagen Tiguan mexicano pode adiantar o futuro do modelo no mercado brasileiro.
No México, o novo Tiguan está disponível em três versões: Trendline, Comfortline e R-Line. Em comum, todas elas trazem apenas cinco lugares e são equipadas com o motor 1.4 turbo de 150 cv e 250 Nm, que é associado ao câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas. Os preços variam de 599.990 pesos (cerca de R$ 170 mil) a 773.990 pesos (aproximadamente R$ 218 mil) na R-Line.
Nos EUA, é importante ressaltar que o mesmo modelo é equipado com o motor 2.0 TSI de 204 cv e câmbio automático de oito marchas. Já a tração pode ser dianteira ou integral nas quatro rodas. Atualmente, o Tiguan AllSpace vendido no Brasil conta apenas a versão R-Line, que é equipada com o motor 2.0 turbo de 186 cv e traz um câmbio automático convencional de oito marchas. Além disso, o modelo também conta com capacidade para até sete pessoas, coisa que o novo Tiguan não tem.
Produzido em Puebla (México), o novo Volkswagen Tiguan vendido na terra da tequila tem algumas diferenças de design em relação ao modelo europeu. Basicamente, a versão americana do modelo é um Tayron encurtado, com leves mudanças na dianteira, lateral e traseira. O entre-eixos também é maior do que o do Tiguan europeu (2,79 m contra 2,67 m).
No México, o novo Volkswagen Tiguan terá apenas na versão com entre-eixos mais curto e de 5 lugares. Na Europa, o Tayron substituiu o Tiguan Allspace, que era a única versão do SUV disponível no continente americano. Ambos os modelos são feitos sobre a plataforma modular MQB Evo.
O interior segue o padrão do Tiguan europeu, que traz painel digital de 10,25" e multimídia de 12,9" de série. Como opcional, há uma central multimídia ainda maior, de 15”. Também há head-up display, iluminação ambiente e 10 airbags, além de ar-condicionado digital de duas ou três zonas de temperatura.
O novo Tiguan ainda terá uma série de equipamentos de assistência ao condutor, como ACC, sistemas de alerta, manutenção e centralização em faixa, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres e ciclistas, park assist plus, câmera de ré, leitor de placas de estrada, entre outros. Dentre os opcionais, estão som Harman-Kardon, bancos de couro com ajustes elétricos, massagem e ventilação, entre outros.
E no Brasil? Como o Tiguan atual é produzido no México, as chances de o novo modelo chegar ao mercado brasileiro são grandes, possivelmente em algum momento entre o fim deste ano e o começo de 2026. Dentre as possíveis soluções, a mais provável é a de que a Volkswagen ofereça o modelo equipado com o mesmo motor 2.0 TSI disponível no mercado americano, para distanciar o novo Tiguan do Taos e do T-Cross.