Novos Peugeot 3008 e 5008 podem chegar ao Brasil em 2025
Já registrados no Brasil, novos Peugeot 3008 e 5008 têm visual ousado, plataforma do próximo Jeep Compass e até 700 km de alcance elétrico
A linha de SUVs da Peugeot deve ter novidades em breve no Brasil. Depois de registrar a nova geração do SUV médio 3008 no Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial (INPI) em junho, foi a vez do novo 5008 aparecer nos registros de patente no país. Totalmente renovados, os SUVs médios podem chegar ao mercado brasileiro em meados de 2025 com motorização elétrica.
O visual – que já era um dos destaques da geração antiga – ficou ainda mais chamativo na terceira geração dos modelos 3008 e 5008. A dianteira ganhou faróis de LED mais finos, e três luzes diurnas em formato "garra de leão" logo abaixo. A grade frontal agora traz detalhes tridimensionais. Na lateral, a carroceria do 3008 ganhou caimento em estilo cupê, enquanto as lanternas de LED são interligadas por uma barra preta.
Já o Peugeot 5008 – que tem 7 lugares – adota um caimento de teto convencional, proporcionando mais espaço para a cabeça dos ocupantes traseiros. O que também muda são as dimensões: o novo Peugeot 3008 mede 4,54 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,64 m de altura. O entre-eixos é de 2,73 m.
Já o Peugeot 5008 tem 4,79 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,69 m de altura. O entre-eixos também é maior, de 2,90 m. De resto, o design traz os mesmos elementos, incluindo as lanternas, a dianteira e os equipamentos. A dupla é feita sobre a plataforma modular STLA Medium, que será utilizada pela próxima geração do Jeep Compass.
Trata-se de uma grande evolução da base EMP2 do Peugeot 3008 de segunda geração, mas com mais de 70% dos componentes novos para suportar motores elétricos. Ela será utilizada pela próxima geração do Compass feito em Goiana (PE), que deve ser lançado até 2026.
Por dentro, o acabamento ficou mais sofisticado, com detalhes em tecido e emborrachados pelo painel, que tem aspecto futurista. Os novos Peugeot 3008 e 5008 ainda contam com a tela Panoramic i-Cockpit de 21", que une o painel de instrumentos digital e a multimídia em um só display.
Na Europa, a dupla é vendida em versões elétricas com potências entre 210 cv e 320 cv, com um ou dois motores elétricos. Já a tração pode ser dianteira ou integral. O alcance varia entre 525 km e 700 km no ciclo europeu WLTP. Há ainda versões micro-híbridas e híbridas plug-in.
Os novos Peugeot 3008 e 5008 devem chegar ao Brasil apenas nas versões elétricas, em meados de 2025. Fora de linha no Brasil desde setembro deste ano, o 3008 de segunda geração era vendido em versão única com o motor 1.6 turbo THP de 165 cv, enquanto o 5008 foi oferecido no país entre 2018 e 2021 com o mesmo motor.