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Novos VW T-Cross e Nivus podem trazer sistema híbrido igual ao do Corolla

Novas gerações dos Volkswagen T-Cross e Nivus devem trazer a plataforma MQB Hybrid e terão motor 1.5 turbo flex com sistema híbrido pleno

13 abr 2025 - 05h59
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Novo Volkswagen T-Cross Extreme 2026
Novo Volkswagen T-Cross Extreme 2026
Foto: VW/Divulgação

Ao que tudo indica, os Volkswagen T-Cross e Nivus terão novidades importantes nos próximos anos. De acordo com os rumores mais recentes, as novas gerações dos SUVs serão produzidas em São Bernardo do Campo (SP) e devem contar com um sistema híbrido pleno (HEV), semelhante ao utilizado pelos Toyota Corolla e Corolla Cross no Brasil. Os dois modelos devem chegar ao mercado a partir do ano que vem ou 2027.

Os novos T-Cross e Nivus terão a nova plataforma MQB Hybrid, que equipará os carros eletrificados da marca fabricados no Brasil. A nova base será uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37) usada pelo Golf de sétima geração, que é maior do que a MQB-A0 do Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e do futuro Tera. 

Novo Volkswagen T-Cross Extreme 2026
Novo Volkswagen T-Cross Extreme 2026
Foto: VW/Divulgação

Recentemente, a revista Autoesporte obteve um documento que afirma que o primeiro deles é tratado internamente como o novo T-Cross, que chega entre 2026 e 2027. Já o segundo será um SUV cupê, o que indica ser o sucessor do Nivus, que será lançado até 2028. Ambos terão um sistema eletrificado do tipo híbrido pleno, capaz de tracionar as rodas apenas com o motor elétrico.

A base MQB-A1, que é utilizada atualmente pelo Jetta e Taos, ganhará uma nova arquitetura eletrônica mais moderna, permitindo a instalação de sistemas híbridos e itens de segurança mais avançados. Essa atualização teria custo menor do que implementar a plataforma MQB Evo do Golf de oitava geração, que é utilizada na Europa.

VW Nivus GTS 2025
VW Nivus GTS 2025
Foto: Divulgação VW

Outra vantagem da nova base seria a largura maior, permitindo o ganho de porte dos modelos nacionais, uma vez que a base MQB-A0 não comporta sistemas híbridos avançados e tem porte menor. Os detalhes sobre os dois modelos ainda são escassos, mas ambos os modelos devem crescer em dimensões, principalmente em largura. 

No entanto, eles não deixarão o segmento de SUVs compactos. O visual deve ter inspiração nos novos SUVs europeus da Volks, como a segunda geração do T-Roc, que será revelada nos próximos meses, e os novos Tiguan e Tayron. Também são esperadas melhorias no acabamento, um dos pontos mais criticados da dupla. 

Novo Volkswagen Nivus GTS aparece em comercial da marca
Novo Volkswagen Nivus GTS aparece em comercial da marca
Foto: VW/Divulgação

Sob o capô, os novos T-Cross e Nivus devem contar com o motor 1.5 eTSI Evo2 de 150 cv e 250 Nm em versão flex. Na Europa, o motor 1.5 TSI também conta com diferentes níveis de hibridização, chegando a até 272 cv com um sistema híbrido plug-in. No Brasil, eles podem ter opções com um sistema micro-híbrido de 48V, tanto nas versões 1.5 como nas 1.0 turbo, e híbridas plenas com o motor 1.5 turbo.

Além disso, o novo motor também conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. Os sistemas híbridos permitirão até o desligamento do motor a combustão em algumas situações de condução. Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades.

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