Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O campeão voltou? Chevrolet Onix se firma e supera 100 mil vendas

Em seu primeiro grande ano pós pandemia, o Novo Onix Hatch tem três versões abaixo de R$ 100.000, sendo uma automática com motor turbo

31 dez 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Novo Onix Hatchse manteve campeão de vendas nos anos de 2019, 2020 e está prestes em bater o recorde de 100 mil unidades vendidas pela primeira vez na história no ano de 2023. Oferecido em 7 versões, possui versões turbo e 6 airbags em todas as versões.
Chevrolet Onix Premier 2024: versão topo de linha é completa
Chevrolet Onix Premier 2024: versão topo de linha é completa
Foto: GM / Guia do Carro

O Novo Onix Hatch ultrapassou 100 mil vendas no ano pela primeira em sua história e está mais competitivo do que nunca. Três de suas sete versões custam abaixo de R$ 100.000, sendo que uma delas é automática com motor turbo. O campeão voltou?

A pergunta faz sentido, pois 2023 foi o primeiro grande ano do Chevrolet Onix nesta segunda geração e pós pandemia. É verdade que o Novo Onix (lançado no final de 2019) levou as glórias por ter sido o campeão nacional de vendas em 2019 e 2020, mas a história não foi bem assim.

Em 2019, quando o Chevrolet Onix mostrava ser um carro imbatível no Brasil, com o pentacampeonato e robustas 241.214 unidades vendidas (um banho histórico no vice-campeão, o Ford Ka, que emplacou 104.331 unidades), quase todas as vendas foram do Onix da geração anterior.

Veio a pandemia, em 2020, e o Onix ganhou seu último e sexto campeonato nacional de vendas, porém com um volume bem menor: 135.351. E novamente o carro que “salvou a pátria” foi o Onix antigo, rebatizado de Onix Joy.

Chevrolet Onix Joy: garantiu os títulos de 2019 e 2020
Chevrolet Onix Joy: garantiu os títulos de 2019 e 2020
Foto: GM/Divulgação

O Novo Onix Hatch vinha crescendo no mercado, mas a GM deu uma ordem em Detroit para que todos os semicondutores (que estavam em falta na pandemia) fossem usados nos maiores mercados. Assim, por incrível que pareça, o Novo Onix ficou quase cinco meses em produção em Gravataí, RS. Isso resultou até na saída do presidente, Carlos Zarlenga.

Para manter a liderança, a GM vendeu o máximo que podia do Onix Joy, que era fabricado em São Caetano do Sul. O Novo Onix voltou no segundo semestre e garantiu o título, mas ele só foi conquistado graças à participação do Onix Joy nas vendas.

Em 2021 o Chevrolet Onix ficou apenas em 5º lugar no mercado com 73.623 vendas. Em 2022 subiu para 3º, com 85.252 emplacamentos. Vale destacar também que o lançamento do Chevrolet Tracker, em 2020, bem no comecinho da pandemia, mudou o foco da GM no Brasil, pois o SUV era um carro muito mais rentável do que o hatch.

Chevrolet Onix Premier 2024: o campeão voltou?
Chevrolet Onix Premier 2024: o campeão voltou?
Foto: GM / Guia do Carro

Mas agora, em 2023, pela primeira vez depois da pandemia o Chevrolet Onix volta a ser o carro-chefe da GM no país. Segundo a última parcial da Fenabrave, o Onix já tem 102.030 vendas registradas. Não foi suficiente para ameaçar o Fiat Strada nem para barrar o novo foguete que surgiu na Volkswagen na forma de Polo Track/Novo Polo.

Mas o fato é que o Chevrolet Onix voltou a dar sua tradicional passeio de vendas no Hyundai HB20, que havia sido vice-campeão em 2022. Deve terminar o ano com cerca de 10 mil emplacamentos a mais.

O campeão voltou? Só saberemos em 2024, quando começa uma nova batalha das montadoras por clientes, vendas, lucros e posições. Atualmente, o Onix Hatch tem a seguinte escala de preços:

  • Onix 1.0 MT - R$ 85.290
  • Onix 1.0 LT MT - R$ 92.650
  • Onix AT Turbo 116cv - R$ 98.750
  • Onix LT AT Turbo 116cv - R$ 106.080
  • Onix LTZ AT Turbo 116cv - R$ 109.400
  • Onix RS AT Turbo 116cv - R$ 111.410
  • Onix Premier AT Turbo 116cv - R$ 115.170

É um bom posicionamento. Todas as versões com o motor 1.0 turbo de 116 cv são automáticas. O que muda é o design, o acabamento e os equipamentos. Todos os carros saem de fábrica com 6 airbags já incluídos no preço.

Com um ano (curto) de estreia, um ano com paralisações e agora três temporadas completas, o Novo Onix Hatch está maduro para a difícil briga por vendas no mercado brasileiro, e aprovado por milhares de consumidores. É uma boa compra, confiável, em qualquer versão.

Novo Onix Hatch: o líder cresceu, mas será que vale a pena?:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade