O carro mais vendido na China finalmente chega ao Brasil
Pouca gente ouviu falar do Nissan Sylphy, que se tornou o carro mais vendido no mercado chinês, mas aqui ele é o Nissan Sentra
A Nissan tem feito um certo ruído para anunciar a volta do Nissan Sentra ao mercado brasileiro. O lançamento do sedã médio, rival do Toyota Corolla e outros da categoria C-Sedan, deve chegar na metade de março. Mas seu grande apelo não está exatamente no carro em si, mas em sua proeza.
O Nissan Sentra é vendido na China como Nissan Sylphy. E lá se tornou o carro mais vendido. Para brilhar no maior mercado de carros do mundo, o Nissan Sylphy derrubou o Haval H6, da GWM, e o Volkswagen Lavida (o “nosso” Jetta), que eram os antigos líderes.
Mas, no Brasil, o Nissan Sentra não vai brilhar tanto. O mercado brasileiro é bastante conservador na categoria de sedãs médios. Ótimos carros – como Honda Civic, Volkswagen Jetta e Chevrolet Cruze – caíram empilhados diante do poderio de guerra do Toyota Corolla.
Por isso, o novo Nissan Sentra não vai partir para o ataque. No máximo, vai procurar um pequeno nicho – e isso é bom para quem procura ter um sedã diferenciado. A geração que está chegando é a oitava.
Na geração anterior, a sétima, a Nissan decidiu que Sentra e Sylphy passassem a ser um único modelo global no desenvolvimento. Assim, o novo desenho mundial foi revelado no Salão de Pequim de 2012, como Nissan Sylphy. O objetivo da Nissan era globalizar o Sentra, introduzindo-o em mais de 120 países.
O desenho da carroceria foi pensado para ser aerodinâmico e com sensação premium com a introdução de faróis e lanternas com led, tampa do porta-malas em ângulo agudo e acabamento cromado, além de amplo espaço interno. Tinha ainda itens inéditos como a chave inteligente i-Key, botão de partida e controle climático de zona dupla.
Como parte da estratégia para reforçar o sucesso do Nissan Sentra, o sedã recebeu uma significativa reformulação externa para seu modelo 2017, apresentando a grade em V, refletindo o novo DNA da Nissan, além da adição de um conjunto de tecnologias assistivas em gestão e segurança do Nissan Safety Shield.
O novo Nissan Sentra não deve ter novidades em relação ao motor, que seguirá sendo o conhecido 2.0 de 4 cilindros e 16V a gasolina, com 147 cv acoplado ao câmbio CVT que já equipava a geração anterior.