O homem que converte carros a gasolina em elétricos em uma das capitais mais poluídas do mundo
Apesar da melhora significativa registrada desde os anos 1990, a poluição ainda é um problema grave na Cidade do México, uma das mais populosas do mundo. O ar da capital do país possui o dobro do nível de partículas poluentes recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Para o governo mexicano, a solução passa por tirar carros da rua, mas o mexicano Héctor Ruiz tem outra ideia. Ele criou a Altorendimiento Automotriz, que transforma "carros movidos a gasolina em elétricos, emissões zero".
Veículos velhos poluem de 10 a 20 vezes mais do que os novos novos. Depois de anos pesquisando e fazendo workshops, Ruiz se uniu a outro entusiasta do assunto para investir no negócio. Trata-se de uma tarefa difícil.
"Oficinas não vendem algumas peças, como BMW, Volkswagen. Ford, Nissan - nenhuma dessas montadoras vende essas peças porque elas são personalizadas", afirmou ele à BBC.
Um problema é que a conversão custa US$ 6 mil (R$ 18,6 mil), um valor muito alto para muitos mexicanos. Ruiz não tem qualquer apoio financeiro ou do governo, mas está decidido a seguir adiante.