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O que é recall de veículos? Entenda!

Recall de veículos tem sido pesquisado devido à abundância de airbags defeituosos no Brasil: já são 2,5 milhões, segundo dados. Confira!

30 ago 2024 - 16h39
(atualizado às 16h41)
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Resumo
Recall acontece quando um produto apresenta algum problema que pode afetar a vida do usuário. Aqui no Brasil, 2,5 milhões de carros ainda podem ser fatais por conta do maior recall já feito na área automotiva

Muita gente sabe o que é, mas, acredite se quiser, a maioria não sabe o que significa recall. E aqui no Brasil, atualmente, muitos carros têm sido afetados por um dos maiores já feitos, que envolve airbags defeituosos - que em algumas situações podem implodir e jogar fragmentos metálicos contra os ocupantes.

Mas antes de falar sobre esse caso em específico, vamos deixar bem claro: o que é recall? Em resumo, é um processo em que as fabricantes de carros convocam alguns veículos de volta para a fábrica para reparar ou corrigir - gratuitamente - algum defeito que possa afetar a segurança dos ocupantes.

Esse processo pode acontecer de forma voluntária por iniciativa da própria fabricante de carros ou por algum determinante de órgãos reguladores, como por exemplo o Denatran no Brasil. Ao fazer um recall, o objetivo é sanar o problema que envolva todas as unidades fabricadas que possam gerar o risco.

Se você tem um carro, você pode saber se ele já passou por um ou mais recalls. O processo é bem simples e pode ser feito diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), por meio de uma consulta online. É só acessar este site, se cadastrar e tirar sua dúvida.

Se constar qualquer tipo de chamado (recall, em inglês) envolvendo seu automóvel, o próximo passo é entrar em contato com sua concessionária autorizada de preferência e agendar o serviço de reparo - que, por lei, é totalmente gratuito.

Não quer correr atrás disso? Não é o que recomendamos...Isso porque o Detran de sua cidade pode até bloquear o licenciamento e a transferência do seu carro caso o serviço não seja feito dentro do prazo de um ano.

Foto: Garagem 360

O caso do recall dos airbags da Takata

Takata, antes de mais nada, é uma fornecedora japonesa de airbags. Foi, já que faliu em 2017 após uma crise (mais uma) envolvendo os airbags defeituosos, quatro anos depois do descobrimento (em 2013).

Isso porque 17 fabricantes utilizaram o equipamento da Takata em milhões de veículos fabricados entre 2001 e 2018. Ou seja, o problema não gerou apenas recall no Brasil, mas sim o maior chamado da história do segmento automotivo no mundo inteiro.

Segundo os dados mais recentes, quase 2,5 milhões de carros ainda circulam atualmente no Brasil com os airbags defeituosos. Infelizmente, sete pessoas já morreram em nosso país por conta dessa falha.

Como acontece?

A Takata usava um composto químico chamado nitrato de amônio para inflar o airbag. O problema foi que, com o passar dos anos - e em contato com o calor e a umidade -, esse composto se tornou explosivo e passou a corroar algumas partes metálicas do equipamento.

Dessa forma, se o airbag estoura em decorrência de uma pancada (normalmente ele é acionado pela força da desaceleração do automóvel), os fragmentos metálicos corroídos podem atingir os ocupantes.

E isso não depende da velocidade: já foi constatado que houve morte mesmo em batidas leves, de menos de 30 km/h.

No programa Fantástico da Rede Globo vimos a história do marceneiro Cléber Moreira, que em abril desse ano colidiu seu carro em baixa velocidade. O airbag acionou e os estilhaços perfuraram seu tórax.

Até hoje, no Brasil, mais de cinco milhões de carros foram chamados para trocar a peça. O problema é que só metade dos motoristas levou o carro para fazer a revisão.

A Takata, como reportado, não existe mais, se declarou culpada pelo problema e já teve que pagar multa de mais de 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 5,6 bilhões) nos EUA por conta disso - por lá, a forncecedora viu seus airbags serem empregados em mais de 20 milhões de unidades vendidas.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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