Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Omoda E5 e Jaecoo J7 estreiam no Brasil: SUVs chineses partem de R$ 209.990

Foi uma verdadeira novela, que começou com uma disputa pelas marcas entre Caoa e Chery, mas agora os novos carros chineses estão à venda

15 abr 2025 - 20h41
(atualizado em 16/4/2025 às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Omoda E5 e Jaecoo J7: dois novos chineses no Brasil
Omoda E5 e Jaecoo J7: dois novos chineses no Brasil
Foto: Omoda Jaecoo / Guia do Carro

As marcas chinesas Omoda e Jaecoo finalmente estrearam no mercado brasileiro. Depois de uma longa novela – que começou com uma acirrada disputa pelas marcas entre o grupo brasileiro Caoa e o grupo chinês Chery, passando por um considerável atraso devido a uma mudança na configuração de um dos carros –, o Omoda E5 e o Jaecoo 7 SHS estão à venda.

São dois modelos e três versões. O mais acessível é o Omoda E5, um crossover elétrico de 4,42 m, com 2,63 m de entre-eixos, que chega por R$ 209.990. O Jaecoo 7 é um SUV híbrido plug-in de 4,50 m com entre-eixos de 2,67 m e grande foco no alcance. É capaz de rodar mais de 1.200 km combinando um tanque de gasolina e uma carga de bateria. A versão Luxury custa R$ 229.990 e a Prestige sai por R$ 249.990. 

Omoda E5
Omoda E5
Foto: Omoda Jaecoo / Guia do Carro

A Omoda e a Jaecco, que juntas formam a Omoda Jaecoo, não são exatamente montadoras. As duas marcas foram criadas pela Chery para explorar o mercado internacional com plataforma de carros de outras marcas do grupo. E fazem um grande sucesso. Por isso, a luta da Caoa para trazer a Omoda separada da Jaecoo era inglória.

A Chery venceu a disputa e, aparentemente, os dois grupos podem até criar sinergias para uso da Omoda Jaecoo. As duas marcas terão sempre a mesma quantidade de modelos no mercado. A Omoda busca um público mais jovem, com tecnologia do futuro. A Jaecoo quer fisgar consumidores de elite, aficionados por carros robustos e estilo de vida.

Jaecoo J7 SHS
Jaecoo J7 SHS
Foto: Omoda Jaecoo / Guia do Carro

O Omoda E5 e o Jaecoo 7 SHS foram lançados na noite desta terça-feira, 14, em São Paulo. O nome SHS significa Super Hybrid System. Segundo a Omoda Jaecoo, o conceito de “Super Híbrido”, amplamente usado no Brasil pela notória chinesa BYD, é uma criação do Grupo Chery. 

Omoda E5

O Omoda E5 tem um motor elétrico com 150 kW de potência (204 cv) e torque de 340 Nm. Sua bateria entrega 61 kWh, permitindo um alcance de 345 km pelo ciclo PBEV (Inmetro). O consumo elétrico é de 17,7 kWh/100 km, o que equivale a 44,7 km/l-e.

A potência de carregamento rápido é de 80 kW (DC), o que permite uma carga de 80% em cerca de 30 minutos se a estação tiver a potência equivalente. O crossover elétrico chinês vai de 0 a 100 em 7,6 segundos e chega a 172 km/h de velocidade máxima. As rodas são de 18 polegadas com pneus 215/55.

O porta-malas tem 360 litros de capacidade, o que evidencia seu caráter crossover. A suspensão é independente nas quatro rodas e os freios são a disco na dianteira e na traseira. O Omoda E5 elétrico tem um design limpo e um interior bem moderno e de bom gosto, com acabamento agradável.

Omoda E5
Omoda E5
Foto: Omoda Jaecoo / Guia do Carro

Jaecoo J7 SHS

O Jaecoo 7 SHS é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina com câmbio de dupla embreagem de 7 velocidades. Ele tem 135 cv de potência (99 kW). Junto com um motor elétrico de 150 kW (204 cv), o Jaecoo J7 tem uma potência combinada de 339 cv (249 kW) e um torque combinado de 510 Nm.

O que a Jaecoo chama de SHS (Super Hybrid System) na verdade é o conhecido híbrido plug-in (PHEV), porém com aperfeiçoamentos que permitem maior eficiência. Num desafio feito com jornalistas brasileiros de São Paulo a Foz do Iguaçu (PR), o Jaecoo J7 conseguiu um alcance impressionante de 1.454 km. A autonomia elétrica de uma carga foi de 117 km. Conduzido pelos jornalistas Fabiano Mazzeo, Benê Gomes e Gerson Borini, o J7 híbrido plug-in conseguiu média de 24 km/l de gasolina.

O porta-malas do Jaecoo J7 é bem maior, com 500 litros de capacidade. As rodas são de 19 polegadas com pneus 235/50, freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas. A tração é 4x2, dianteira. O interior do J7 é bem diferente do E5 – não há como confundir os dois carros. No Jaecoo o painel digital é minúsculo e o display central é enorme, portanto são separados.

Jaecoo J7 SHS
Jaecoo J7 SHS
Foto: Omoda Jaecoo / Guia do Carro

Omoda Jaecoo

O Brasil é o 43º mercado da Omoda Jaecoo, que já têm seus carros à venda em 50 lojas personalizadas sob a bandeira das marcas, localizadas em 17 estados. Os executivos chineses garantem que a Omoda Jaecoo já planeja a vinda de outros modelos para o país e que,“em breve”, terá uma fábrica no Brasil.

Ainda nesta quarta-feira, 16, a Omoda Jaecoo oferece à mídia especializada um teste em circuito fechado com os dois modelos importados. O Guia do Carro vai participar e logo publicará as primeiras impressões ao dirigir, bem como outros aspectos da dupla chinesa.

Siga o Guia do Carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade