Omoda e Jaecoo chegarão ao Brasil em 2025 com seis novos SUVs
Com um investimento inicial de R$ 200 milhões, chinesas vão produzir no Brasil e venderão os SUVs Omoda 3, 5 e 7 e Jaecoo 5, 7 e 8 em 2025
As marcas chinesas Omoda e Jaecoo têm planos ambiciosos para o Brasil. Na última sexta-feira, 9, durante o Festival Interlagos, a dupla de marcas chinesas deu mais detalhes sobre a sua chegada ao mercado brasileiro. Pertencente ao grupo Chery, a O&J já confirmou a chegada de seis modelos ao país a partir do início do ano que vem, com um investimento inicial de R$ 200 milhões e uma rede de 50 concessionárias.
Inicialmente prevista para agosto deste ano, a estreia da Omoda & Jaecoo ficou para o início do ano que vem. Isso porque alguns fatores logísticos atrasaram a chegada da dupla ao país. Os planos da montadora incluem vender ao menos 30 mil unidades no mercado brasileiro por ano. Para efeito de comparação, esse número seria semelhante ao patamar de vendas de marcas como Caoa Chery, Peugeot e Citroën no Brasil.
Ao contrário da Chery – que conta com uma parceria com a Caoa no Brasil – a operação da Omoda & Jaecoo será independente. Com isso, as concessionárias venderão apenas carros da Omoda e da Jaecoo, que chegarão importados ao país. Também há planos de produção local, possivelmente a partir de 2025.
A produção no Brasil também serviria para abastecer outros mercados da América Latina, a princípio em regimes CKD com peças já prontas da China. A marca ainda não confirmou o local de produção, embora haja informações de que a O&J estaria negociando a utilização da fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP).
Além dos modelos Omoda 5 e Jaecoo 7, que já haviam sido confirmados anteriormente, a Omoda & Jaecoo também anunciou a chegada dos modelos Omoda 3, Omoda 7, Jaecoo 5 e Jaecoo 8. Os Omoda 3 e Jaecoo 5 ainda são inéditos, e não foram revelados nem mesmo na China. O primeiro carro da dupla Omoda & Jaecoo lançado no Brasil será o Omoda 5.
Com porte médio, o modelo deve desembarcar no país já no primeiro trimestre do ano que vem. Inaugurando a linguagem de design "Art in Motion" da Chery, o Omoda 5 mede 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,59 m de altura, e tem porte semelhante ao do Jeep Compass. O modelo será oferecido com versões elétricas e híbridas.
A elétrica oferece 225 cv e 350 Nm de torque na China. Já o alcance é de cerca de 450 km no ciclo WLTP. O SUV também terá no Brasil outras versões com motor micro-híbrido 1.5 turbo de 187 cv, que será flex. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.
Na China, o modelo se chama Omoda E5 (versões elétricas) ou C5 (versões a combustão). Dentre os itens de série, ele traz painel digital de 10,25" e central multimídia do mesmo tamanho, rodas de 18", luzes de LED dinâmicas, 6 airbags, ar digital dual zone, entre outros equipamentos.
Logo depois, deve ser a vez do Jaecoo 7. Lançado em 2023 na China, o Jaecoo 7 conta com versões equipadas com um conjunto híbrido plug-in formado por um 1.5 turbo e um motor elétrico. A potência combinada é de 339 cv, com alcance total de até 1.200 km. Futuramente, o SUV ainda pode ser vendido em versões a combustão no país.
Já os futuros Omoda 7 e Jaecoo 8 são SUVs maiores. O primeiro tem design bem futurista e acabamento refinado, com porte maior do que o Omoda 5. Já o Jaecoo 8 tem 7 lugares e dimensões acima do Jeep Commander. Ele deve chegar ao país um pouco depois, já na metade de 2025.