Omoda & Jaecoo inicia vendas no Brasil com dois SUVs
Marcas chinesas internacionais do Grupo Chery estreiam no país com o elétrico Omoda E5 e o híbrido plug-in Jaecoo J7
Mais uma marca chinesa chega, oficialmente, ao Brasil. Uma, não, duas. Afinal, agora, Omoda & Jaecoo acabam de estrear. No portfólio, cada uma traz um SUV. A primeira oferece o elétrico E5 e a segunda, o híbrido plug-in J7.
Os modelos já podem ser encontrados nas 50 lojas espalhadas por todo o território nacional. Os preços partem de, respectivamente, R$ 209.990 e R$ 229.990.
Cabe lembrar que, apesar de serem marcas distintas, cada uma tem suas características, Omoda&Jaecoo - que pertencem ao Grupo Chery - sempre dividirão o mesmo espaço. São tratadas como uma só, mas ambas têm propostas diferentes.
Enquanto a Omoda tem pegada mais futurista e aposta em modelos elétricos, a Jaecoo volta-se a veículos de uso urbano/off-road e motorização híbrida plug-in. Lá fora, as fabricantes chinesas têm outros tipos de carrocerias, mas, até por conta da demanda nacional, oferecerá apenas utilitários esportivos por aqui.
Omoda E5 é elétrico rival do BYD Yuan Plus
O Omoda E5 é um SUV elétrico com estilo de cupê. Na dianteira, tem conjunto dividido em duas seções. Na traseira, no entanto, a lanterna vai de uma ponta a outra da carroceria. Com plataforma de Tiggo 5X, o modelo tem 4,42 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.
Com motorização 100% elétrica, o Omoda E5 gera 204 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. Tem bateria de 61 kWh e autonomia de 348 quilômetros, conforme os padrões do Inmetro. De 0 e 100 km/h, leva 7,6 segundos. E tem velocidade final de 172 km/h.
Em equipamentos, oferece duas telas de 10,25" para quadro de instrumentos e central multimídia, carregamento sem fio para smartphones, pacote ADAS com itens como aceleração e frenagem automática, manutenção de faixa e alertas de ponto cego e de detecção de veículos e pedestres. As rodas têm 18".
Jaecoo 7 mira Haval H6 e BYD Song Plus
O Jaecoo J7, todavia, é um SUV híbrido plug-in (PHEV) com visual sóbrio - com maçanetas embutidas e rodas de 19" - e base de Tiggo 7. Em medidas, tem 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,67 m de entre-eixos.
Tem motor 1.5 turbo (135 cv) e um propulsor elétrico (204 cv). Juntos, produzem 339 cv e 52 kgfm. Além disso, tem câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas.
A autonomia no modo elétrico fica em 79 km (a bateria é de 18,3 kWh), mas com os dois motores, roda até mais que 1.200 km, assim como a linha híbrida da rival declarada BYD. De 0 a 100 km/h, leva 7 segundos.
O modelo tem duas versões de acabamento (Luxury, de R$ 229.990; e Prestige, de R$ 249.990). Entre os equipamentos, vem com central multimídia com tela de 14,8" com Android Auto e Apple Carplay sem uso de fios, controle de estabilidade e sistemas avançados de assistência ao motorista.
Dentre os mimos, tem alerta de fadiga, carregador por indução, bancos com memória, aquecidos e ventilados, bem como os assistentes de congestionamento, de subida e de partida em rampa.
