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Ônibus a caminhão de lixo: americano envelopou 3 mil carros

Envelopamento de carros particulares ainda não é popular no Brasil por falta de divulgação, segundo Justin Pate

11 mai 2014 - 11h25
(atualizado às 11h29)
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No Brasil como convidado do Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo, que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), na última semana, o instalador e instrutor gráfico Justin Pate é reconhecido como um dos maiores especialistas em envelopamento de veículos.

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O americano criou uma plataforma eficiente de envelopamento automotiva chamada Sistema de Instalação Gráfica Universal (UGIS, na sigla em inglês). Com essa plataforma, ele consegue envelopar um automóvel sozinho em menos de 5 horas e veículos como vans de carga em menos de 2 horas. O sistema se tornou a base de seus workshops que acontecem em diversos cantos do mundo. 

Durante o Cambea, como é conhecido o campeonato, Pate faz demonstrações de aplicação de adesivos em automóveis. A aplicação é totalmente removível e não causa danos aos veículos. Inicialmente, a técnica era utilizada em carros utilitários para divulgar propagandas de empresas. Com o tempo, contudo, ganhou adeptos e a customização passou a fazer parte de modelos esportivos.

Quantos veículos você já envelopou?

Comecei a fazer isso há 18 anos. Até hoje, já foram mais de 3 mil carros, a maioria por conta própria.

Como começou a fazer isso?

Morava em Nova York. Meu interesse começou por volta de 1996, quando vi isso pela primeira vez. Me apaixonei na hora e decidi que era isso que queria fazer.

Qual foi o seu trabalho mais difícil?

Todos são desafiadores. E trato tudo o que faço da mesma maneira, para ser honesto. Uma vez trabalhei por mais de 27 horas seguidas. Tive problemas com o material e o design do veículo. São erros que não cometo mais.

E qual foi o trabalho mais estranho?

Já envelopei seis caminhões de lixo em Nova York. Fiz um e o trabalho ganhou repercussão. No fim, acabei fazendo mais cinco.

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Por que o envelopamento de carro não é tão popular no Brasil ainda?

Acho que é porque o assunto não é tão comentado. Me mudei para Amsterdã em 2007 e sinto que esse trabalho começou a ficar popular na Europa há uns três anos apenas.

Quais são os erros mais comuns que alguém que não está acostumado a fazer envelopamento pode cometer?

Você pode exagerar no material, forçar os componentes do veículo, basicamente.

Você tem dicas para quem tem interesse em entrar na profissão?

Acho que o que realmente ajuda são os workshops. Você pode aprender por conta própria, mas isso leva um tempo. Veja vídeos na internet e participe de workshops.

Fonte: Terra
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