Ora 03 GT: já dirigimos o carro elétrico "descolado" da GWM
Se a BYD tem o Golfinho (Dolphin), a GWM tem o Gato Descolado, que no Brasil ganhou um nome burocrático – mas ele agrada, e muito!
Parece que a GWM Brasil é atrevida só até a página 7. Por um lado, ela se permite remixar uma música dos Beatles com Alok e chama donos de Audi, BMW, Mercedes e Volvo para testar seus carros, mas por outro lado não teve coragem de dar ao seu primeiro carro elétrico o nome que ele merece: Gato Descolado.
Ou melhor: Ora Funky Cat. Este é o nome do Ora 03 na China e na Europa. Mas, no Brasil, talvez morrendo de medo da reação dos tupiniquins, dos xavantes e dos pataxós, a GWM optou por um nome burocrático: Ora 03. Ou, no caso do carro que dirigimos, Ora 03 GT.
Nada mais insosso para um carro que é muito legal. O Ora 03 GT é um automóvel atrevido, bonito, diferente, irreverente, surpreendente e descolado. É, de fato, o Gato Descolado (Funky Cat), com “olhos” que piscam e “ombros” sobre as rodas. Ele tem tudo para brigar e até derrotar o Golfinho chinês (BYD Dolphin).
Tivemos a primeira experiência ao volante do Ora 03 GT apenas na cidade. Mas já valeu muito a pena. Embora seja cedo para dizer qualquer coisa sobre o comportamento dinâmico do carro, pois na cidade é impossível avaliar a fundo um automóvel, as primeiras impressões ao dirigir foram positivas. O carro elétrico da GWM está aprovado (por enquanto).
Durante o test-drive pelas ruas de São Paulo ele se mostrou um carro bastante agradável e confortável, com ótimo espaço interno e boas soluções de design. Ora é a marca exclusiva de carros elétricos da GWM, que também tem as marcas Haval de SUVs, a marca Poer de picapes e a marca Tank de veículos off-road.
A GWM decidiu lançar o Ora 03 no Brasil depois do sucesso estrondoso do BYD Dolphin, que tem uma versão de R$ 149.800. O Ora 03 começa em R$ 150.000, mas só andamos na versão GT, que custa R$ 184.000.
A versão GT tem design esportivo, mas a potência é a mesma das outras versões: 125 kW de potência, que equivale a 171 cavalos. A diferença é que esta versão, além de ser mais bonita, tem uma bateria com maior capacidade: 63 kWh contra 48 kWh das outras versões.
Com isso, o Ora 03 GT é capaz de rodar 319 km com uma carga de bateria, segundo o PBEV do Inmetro. Mas, dependendo das condições, ele chega até 400 km, segundo a GWM. Difícil é economizar energia, pois os 250 Nm de torque estão disponíveis de forma instantânea. Por isso, é um carro bom de acelerar.
O Ora 03 Gt vai de 0 a 100 km/h em bons 8,2 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h. O carro chinês tem lindas rodas de 18” e pneus 215/50, além de spoiler dianteiro, traseira e contornos laterais pretos.
Se você achar que o Gato Descolado da GWM é parecido com um Mini ou com um Porsche, tem toda razão. Afinal, os chineses pegaram alguns detalhes dos carros dessas marcas para criar um automóvel bastante original, a partir dos faróis que viram lanterna, do capô com musculatura e dos ombros proeminentes.
A frente do carro é bem larga, o capô tem saliências, o logotipo é um oval com ponto de exclamação, o teto e as capas dos retrovisores têm cor diferente da carroceria e a traseira, meio arredondada, é única e muito bonita.
Por dentro, o Ora 03 GT tem um painel bem interessante, com duas grandes telas à frente do motorista – uma com as informações do carro, como velocidade, potência utilizada e carga da bateria, e outra para a central multimídia.
Os carros da GWM chegam ao Brasil com Android Auto e Apple CarPlay. O charmoso carro elétrico chinês também tem piloto automático adaptativo com stop and go, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de motos, pedestres e ciclistas, alerta de ponto cego com aviso de abertura das portas e alerta de tráfego traseiro cruzado.
É um bom carro e os brasileiros devem gostar dele. O Ora 03 GT tem 4,25 metros de comprimento, 2,65 metros de distância entre-eixos, onde fica a bateria, e tração dianteira. Ele tem 1,848 m de largura e 1,603 m de altura. O carro também tem 7 airbags, sendo um entre os bancos dianteiros.
A posição de dirigir não é perfeita, falta um refinamento na ergonomia deste automóvel, mas não é nada que destrua sua reputação. O volante de direção é muito grande e sem dúvida poderia ter um diâmetro menor. Por ser muito grande, ele tapa uma pequena parte da tela multimídia, que é igualzinha à de alguns carros da Mercedes.
Para além disso ele tem a empunhadura fina, o que causa um certo desconforto e não combina com o visual esportivo do carro.
Em algus momentos, o Ora 03 GT parece um pouco perdido entre a elegância e a esportividade. Mas talvez este seja um de seus charmes. É um carro que proporciona vida agradável a bordo, com impressionante espaço entre-eixos e balanços muito curtos.
Resta saber como se comporta em curvas um carro com entre-eixos tão longo. O BYD Dolphin, por exemplo, mostrou em nossa avaliação de estrada que fazer curvas fechadas não é exatamente o seu forte. Estaria indo o Ora 03 pelo mesmo caminho? A ver.
O carro elétrico da GWM transmite boa sensação de segurança não apenas pelos equipamentos, mas também por mostrar ao motorista uma visão ampla do que ocorre no entorno. Ele é capaz de identificar caminhões, pessoas e veículos de duas rodas.
É preciso tomar cuidado com saliências e buracos, pois o carro é bem baixo, com 135 mm de vão livre do solo. Mas, como têm os balanços curtíssimos, ele vence sem problemas os obstáculos menores. A suspensão é McPherson na frente e por eixo de torção na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados nas dianteiras).
Pela proposta do carro, o porta-malas teria que ser pequeno. E é. São apenas 228 litros de capacidade, mas o alcance do Ora 03 GT é limitado, portanto seus usuários terão que se contentar com viagens curtas. Deve ter espaço suficiente para um casal com dois filhos pequenos ou para quatro jovens que não levam uma mudança na viagem.
De uma forma geral, a GWM Brasil marcou um golaço ao trazer rapidamente o Ora 03 para o Brasil; e mais ainda ao apimentar a linha com a bonita versão GT. Pena que não teve ousadia no nome. Ora Funky Cat seria muito mais adequado, pelo design e pela proposta.