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Os 10 carros mais beberrões do Brasil segundo o Inmetro

Listamos os carros que mais consomem combustível segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Spoiler: Ferrari lidera

20 jan 2025 - 17h16
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Já em seu 16º ciclo, a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, para veículos leves, exibe dados sobre consumo de combustível dos carros vendidos no Brasil. Hoje, falaremos dos modelos que mais gastam combustível.

Encabeçada pelo SUV Ferrari Purosangue, a lista dos mais beberrões do mercado brasileiro, em síntese, tem além de utilitários, diversos superesportivos. É tanto que a Porsche é a marca que mais aparece no top10.

Antes dos resultados, a princípio, vale explicar que a classificação não se baseia pela metodologia km/l (de gasolina, etanol ou consumo elétrico equivalente) de cada um dos carros. O Inmetro leva em conta a média de consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro).

Assim, é aplicada a média do rendimento considerando os dois combustíveis, etanol e gasolina, em ciclos urbano e rodoviário. Quanto menor este número, mais eficiente. Aqui, vale um adendo: nenhum carro da lista tem alimentação flex.

O que significa MJ/km?

Megajoule, a princípio, equivale a um milhão de joules. Ou seja, é a unidade usada para medir a energia mecânica ou térmica. Em termos mais simples, trata-se da quantidade de energia necessária para mover o carro por um quilômetro. Dessa forma, o quão maior for o consumo energético, menos quilometragem o veículo roda com um litro de combustível.

Critério de desempate

Não houve empate na lista, mas como critério, levamos em conta a melhor média entre cidade e estrada. Assim, somamos o consumo urbano e o rodoviário e dividimos por dois. Neste caso, por fim, venceria quem roda mais com 1 litro de combustível.

Confira a lista geral dos mais beberrões vendidos no Brasil:

1. Ferrari Purosangue: 4,88 MJ/km

Consumo urbano: 4,1 km/l

Consumo rodoviário: 5,6 km/l

Média: 4,8 km/l

2. Mercedes-AMG G63: 4,02 MJ/km

Consumo urbano: 5,2 km/l

Consumo rodoviário: 6,2 km/l

Média: 5,7 km/l

3. Lamborghini Huracán: 3,82 MJ/km

Consumo urbano: 5,3 km/l

Consumo rodoviário: 6,9 km/l

Média: 6,1 km/l

4. Lamborghini Urus: 3,77 MJ/km

Consumo urbano: 5,4 km/l

Consumo rodoviário: 6,9 km/l

Média: 6,1 km/l

5. Porsche 911 GT3 RS: 3,76 MJ/km

Consumo urbano: 5,4 km/l

Consumo rodoviário: 6,9 km/l

Média: 6,1 km/l

6. Audi RS Q8: 3,68 MJ/km

Consumo urbano: 5,5 km/l

Consumo rodoviário: 7,1 km/l

Média: 6,3 km/l

7. Porsche 911 Turbo S: 3,65 MJ/km

Consumo urbano: 5,4 km/l

Consumo rodoviário: 7,6 km/l

Média: 6,5 km/l

8. Porsche 718 GT4 RS: 3,62 MJ/km

Consumo urbano: 5,6 km/l

Consumo rodoviário: 7,1 km/l

Média: 6,4 km/l

9. Porsche 911 Turbo: 3,57 MJ/km

Consumo urbano: 5,5 km/l

Consumo rodoviário: 7,8 km/l

Média: 6,7 km/l

10. BMW X6 M Competition: 3,53 MJ/km

Consumo urbano: 5,7 km/l

Consumo rodoviário: 7,4 km/l

Média: 6,6 km/l

Segundo a Via Itália, importadora oficial da Ferrari no Brasil, o SUV parte de 7,4 milhões de reais e pode chegar a 7,6 milhões de reais por conta da customização. Foto: Divulgação/Ferrari
Segundo a Via Itália, importadora oficial da Ferrari no Brasil, o SUV parte de 7,4 milhões de reais e pode chegar a 7,6 milhões de reais por conta da customização. Foto: Divulgação/Ferrari
Foto: Divulgação/Ferrari / Jogada10
Estadão
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