Para ter preço atraente, Toyota Yaris Cross terá versão flex
Futuro SUV compacto da Toyota vai ter duas opções de motorização para atrair maior parcela do público da categoria de utilitários
Um dos modelos mais esperados na Toyota atualmente é o SUV compacto Yaris Cross, primeira entrada da marca nesse segmento no Brasil.
A novidade - que deverá chegar para brigar com nomes como Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Honda HR-V, Jeep Renegade, Fiat Pulse e Fastback, Nissan Kicks, Renault Kardian, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta - virá em mais de uma versão além da híbrida: a flex.
Durante entrevista concedida aos colegas do CBN Autoesporte, Roberto Raun, diretor de comunicação da Toyota, afirmou que duas motorizações são a intenção da marca.
"Nossos próximos modelos terão sim a tecnologia híbrida flex. Os carros produzidos no Brasil têm que atender o mercado de forma mais ampla. Então, consideramos também a motorização flex", afirmou.
Isso se traduz na oferta de um motor aspirado flex para o novo SUV compacto, bem como a presença de uma unidade híbrida, também flex. É possível que o modelo mantenha o 1.5 aspirado de 110 cv e 14,9 kgfm presente no Yaris - embora lá fora já exista uma opção 1.5 três cilindros de 125 cv e 15,6 kgfm.
Além disso, esse é o motor que vai pareado ao sistema híbrido da Toyota - mas que, nessa configuração, entrega menos potência: 92 cv. Contudo, há também um motor elétrico na dianteira. Independente da versão, o câmbio é sempre CVT.
Vale lembrar que o sistema híbrido da Toyota não é produzido nacionalmente. Portanto, é pouco provável que o Yaris Cross receba um novo sistema feito e instalado em um motor já antigo.
Por fim, dessa forma, é bem provável que o novo motor três cilindros, inédito no mercado nacional, seja a escolha para equipar o novo SUV compacto da marca japonesa.