Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peugeot 2008 ainda pode valer a pena (compre antes que acabe)

Prestes a ser totalmente reformulado na segunda geração, Peugeot 2008 ainda é um SUV com bom custo-benefício com motor 1.6 aspirado

5 mai 2023 - 07h00
(atualizado em 8/5/2023 às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Peugeot 2008
Peugeot 2008
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Há uma contradição em nossa análise sobre o Peugeot 2008: ele está desatualizado e logo deixará de ser fabricado no Brasil para renascer numa nova geração, que será feita na Argentina. Mas, como as renovações trazem preços muito mais altos, o Peugeot 2008 pode ser uma boa compra pelo custo-benefício.

Rodamos uma semana com o SUV compacto francês que foi lançado em 2015. Seus dias de glória passaram. Na verdade, a Peugeot os desperdiçou quando lançou o 2008 turbo sem câmbio automático. Já há alguns anos todos os Peugeot 2008 são automáticos.

A versão avaliada tinha motor 1.6 aspirado flex de 113/120 cv (gasolina/etanol). Com essa configuração, o Peugeot 2008 é bem mais em conta e parte de R$ 102.990.

Peugeot 2008
Peugeot 2008
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O que é novo

Na linha 2023 o Peugeot 2008 ganhou novas versões. Mas, se você quer mesmo novidade, deve esperar pela nova geração, que será lançada em meados do ano. Na Europa, o 2008 acaba de passar por um facelift. 

O que nós gostamos

O rodar macio, com a suspensão bem equilibrada, é um dos pontos altos do atual Peugeot 2008. A dianteira é McPherson e a traseira é por eixo de torção. Os pneus de perfil alto também ajudam. O câmbio automático de 6 marchas ficou bom no SUV compacto. O volante de direção bem pequeno é agradável.

A praticidade é outro item positivo do Peugeot 2008. Por ser bastante compacto, bem elevado (200 mm de vão livre) e automático, trata-se de um carro versátil para uso no dia-a-dia. Em viagens ele tem a vantagem de um porta-malas de 355 litros (maior do que o dos hatches) e do consumo de combustível moderado.

Peugeot 2008
Peugeot 2008
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A central multimídia melhorou bastante. Android Auto e Apple CarPlay precisam de cabo para conexão, mas isso não chega a incomodar pela idade do projeto. Além disso, tanto o display central quanto o quadro de instrumentos têm boa leitura.

O que pode melhorar

Quase tudo pode melhorar, pois esta ainda é a primeira geração e a França já lançou a segunda há alguns anos. Como sempre, a Peugeot do Brasil está muito atrasada em relação ao portfólio disponível na Europa.

O carro é um pouco apertado na frente e a regulagem do encosto dos bancos dianteiros é ruim. Quem é exigente na questão da posição de dirigir sofre, pois não há ajuste milimétrico e sempre fica a sensação de o encosto estar muito para frente ou muito para trás.

Peugeot 2008
Peugeot 2008
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Não há alça de segurança no banco do passageiro, o que é um pequeno tormento para um carro que, afinal de contas, é elevado e custa mais de R$ 100 mil. Como o banco não é muito anatômico, o passageiro da frente fica sendo jogado para os lados nas curvas.

Visualmente, a primeira geração do Peugeot 2008 já ficou bastante desatualizada. Mesmo com alguns retoques na parte frontal, o carro já não atrai pela beleza, como outros modelos da marca francesa.

Potência e KML

O motor 1.6 aspirado flex também já está ultrapassado e não deve ser usado na próxima geração. Mas, para quem quiser comprar o carro pelo custo-benefício, ele entrega 113 cv com gasolina e 120 cv com etanol. O torque máximo é de 154 Nm.

Com gasolina, o Peugeot 2008 faz 11 km/l na cidade e 12,4 na estrada. Abastecido com etanol, faz 7,6 km/l na cidade e 8,6 na estrada.

Peugeot 2008
Peugeot 2008
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dimensões e capacidade

Comprimento: 4,159 m

Largura: 1,739 m

Altura: 1,583 m

Entre-eixos: 2,542 m

Porta-malas: 355 litros

Tanque: 55

Pneus: 185/60 R15

Notas [pela categoria]

Desempenho - 5 (bom)

Consumo - 6 (bom)

Dirigibilidade - 8 (muito boa)

Conforto - 6 (bom)

Usabilidade - 9 (ótima)

Conectividade - 7 (muito boa)

MÉDIA  - 6,8 (BOM)

Veredicto

Só vale a pena comprar o Peugeot 2008 se for pelo custo-benefício. O carro ainda é da fase mais popular da Peugeot. Porém, a marca será cada vez mais aspiracional e tecnológica no Brasil, o que nos leva a crer que a segunda geração do Peugeot 2008 será bem mais cara. Vale dizer também que o pós-venda da Peugeot melhorou sob administração da Stellantis (dona da líder Fiat, entre outras).

Preço das versões aspiradas

Peugeot 2008 Allure – R$ 102.990

Peugeot 2008 Road Trip – R$ 106.990

Peugeot 2008 Style – R$ 107.990

Peugeot e-2008 elétrico, um SUV perfeito para cidade :
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade