Peugeot 2008 vale a pena? Veja pontos-chave da linha 2023
Por R$ 124.990, o Peugeot 2008 Griffe THP 2023 oferece motor 1.6 turbo de 173 cv, teto solar panorâmico e outros detalhes interessantes
O Peugeot 2008 “ainda tem lenha para queimar”, segundo a Stellantis, por isso chegou à linha 2023. Fizemos uma avaliação da versão topo de linha, Griffe 1.6 THP Turbo. A primeira modificação é que o carro vem com um novo badge que acrescenta a palavra mágica “turbo”, sinônimo de potência com eficiência. O preço (R$ 124.990) está competitivo.
Design
O Peugeot 2008 ganhou uma nova grade frontal. A versão Griffe traz pequenos detalhes cromados na grade. A traseira ganhou uma nova peça de plástico, em preto brilhante , unindo as duas lanternas. Isso deixou o carro mais assentado visualmente. O nome “Peugeot” cresceu e a figura do leão ficou apenas no logotipo dianteiro.
Detalhes legais
O Peugeot 2008 Griffe THP Turbo tem um teto solar panorâmico incrível, freio de mão tipo aviação, rodas de liga leve de 16” Aquila Diamantada e a nova cor metálica Cinza Artense (a mesma do carro das fotos).
O volante é sensacional, bem pequeno, com ótima “pegada”. O motorista vê o quadro de instrumentos por cima do painel. Ainda no interior, os bancos são revestidos de couro.Ele também vem com seis airbags de série.
Outro detalhe legal do Peugeot 2008 THP Turbo é o Grip Control. Por meio de um botão giratório no console, o motorista pode selecionar o tipo de terreno onde vai passar, o que ajuda no comportamento do carro em algumas situações de barro, areia e terra.
Dirigibilidade
O carro é muito bom de dirigir, com posição elevada, o que agrada aos fãs de SUVs. A posição é muito boa, mas é um pouco difícil achar a melhor posição do encosto do banco do motorista. O ajuste de suspensão também é eficiente e não há batidas secas quando ele passa por pisos ruins.
Motor e câmbio
O motor 1.6 turbo oferece muita cavalaria e proporciona uma relação peso/potência muito boa, de 7,2 kg/cv. São 165 cv com gasolina e 173 cv etanol, sempre a 6.000 rpm. O torque é de 240 Nm, disponível já a 1.400 giros. O resultado é um carro muito ágil, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos e enorme vigor nas retomadas de velocidade (chega a 209 km/h).
Consumo
Poderia ser melhor, mas não está mal, considerando a potência do motor. Com gasolina, o Peugeot 2008 faz 11,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Com etanol, a autonomia é de 7,8 km/l na cidade e 9,1 na estrada. O alcance vai de 429 km (cidade com etanol) a 710 km (estrada com gasolina).
Vale a pena?
Vale, sim, e muito. Faz tempo que o Peugeot 2008 Turbo é um dos melhores carros de seu segmento (B-SUV) . Trata-se de um crossover competente, bom para usar na cidade e muito bom para viajar. Já tivemos muitas experiências com o Peugeot 2008 e podemos afirmar que é um bom carro. A Stellantis está certa: o Peugeot 2008 ainda tem muita lenha para queimar.
Versões e preços
Peugeot 2008 MY’23 Allure: R$ 99.990
Peugeot 2008 MY’23 Style: R$ 106.990
Peugeot 2008 MY’23 Style THP: R$ 119.990
Peugeot 2008 MY’23 Griffe THP: R$ 124.990