Peugeot e Jeep terão carros elétricos com autonomia de 700 km
Stellantis apresenta sua nova plataforma STLA Medium, que vai abrigar carros elétricos de suas marcas a partir de 2025
A Stellantis apresentou recentemente a nova plataforma BEV-by-design STLA Medium, primeira de quatro plataformas globais que terá grande foco num dos maiores problemas dos carros elétricos: a autonomia. A Peugeot e a Jeep estão entre as marcas que poderão usufruir dessa plataforma.
A promessa é de que os carros elétricos das marcas da Stellantis tenham alcance de 700 km a partir de 2025. Como a Stellantis não tem planos (anunciados) de fabricar veículos elétricos no Brasil, os novos modelos da plataforma STLA Medium só chegarão ao país importados.
A nova plataforma prevê duas configurações para os carros elétricos: Standard com alcance superior a 500 km e Performance com alcance superior a 700 km. Outras marcas do grupo, como a Fiat e a Citroën, poderão utilizar essa plataforma? Sim, mas vai depender da linha de modelos de cada marca.
A Peugeot e a Jeep são marcas que têm mais modelos médios do que a Fiat no mercado brasileiro. Por isso, caso a estratégia atual seja mantida, é mais provável que a Fiat seja beneficiada quando surgir uma variante da STLA Medium para carros compactos.
Segundo a Stellantis, a plataforma STLA Medium permite atender diferentes tipos de automóveis, como hatches, sedãs, crossovers e SUVs. O comprimento dos modelos pode variar de 4,300 a 4,900 m e o entre-eixos pode ir de 2,700 a 2,900 m. A distância do solo pode ter 220 mm. As rodas terão até 750 mm de diâmetro (aro 26).
A arquitetura elétrica de 400 volts oferecerá a melhor eficiência energética, tempo de recarga e conectividade. Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, o que é o melhor da categoria em eficiência energética. Os proprietários poderão levar sua bateria de 20% a 80% de carga em 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto.
Os veículos baseados na STLA Medium serão vendidos globalmente e estarão disponíveis com tração dianteira ou tração nas quatro rodas com a adição de um segundo módulo de acionamento elétrico na parte traseira, com faixa de potência elétrica de 160 kW a 285 kW. É muita potência. Isso equivale a uma faixa entre 218 cv e 388 cv (medida usada nos carros a combustão).